Apesar de não ser tão badalado e evidenciado como merecia, o futebol feminino vem cada vez mais, conquistando o seu espaço no Brasil. E em Serrana, onde o futebol feminino já tem uma linda história registrada nas décadas de 70 e 80 através das Garotas de Ouro, time de futebol feminino que reunia moradoras da então Usina Martinópolis e que fez muito sucesso, chegando a estampar matéria em uma das principais revistas esportivas de circulação nacional na época, um projeto da prefeitura vem escrevendo um novo capítulo deste esporte, através da iniciativa da ex-atleta da Seleção Brasileira Mirian Soares.
Mirian iniciou carreira na equipe das Garotas de Ouro, passando posteriormente por equipes como Ferroviária de Araraquara, XV de Piracicaba e SAAD de São Caetano, onde conseguiu se profissionalizar aos 22 anos de idade. Em 1989, Mirian foi parar na Seleção Brasileira de Futebol Feminino, chegando a participar do Mundial da categoria na China.
Desde o início de ano passado, a ex-atleta e agora treinadora vem preparando 58 garotas, com idade entre 11 e 17 anos, com o objetivo de dar a elas a oportunidade de aprender jogar futebol de salão e, quem sabe, se profissionalizarem.
Segundo Mirian, através do trabalho que ela vem fazendo com as garotas já é possível identificar talentos diferenciados que precisam de incentivo e de empenho para desenvolver as habilidades, de acordo com cada faixa etária.
“A principal expectativa do nosso trabalho com essas meninas, é a de criar inicialmente, uma base sólida através dos treinamentos, que mais adiante vai possibilitar a criação de nossas equipes de competição, que sejam formadas por meninas com identidade ligada à cidade de Serrana”, conta Mirian.
Mirian não economiza nos objetivos do projeto, afirmando que sonha em revelar futuras atletas para encaminhá-las à grandes clubes, que hoje investem no futebol feminino.
As aulas acontecem às terças e quintas feiras na quadra do Centro Esportivo Nelson Paranhos, no Jardim Amélia.







Deixe um comentário