Neste domingo, dia 1º de junho, às 20h, a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto recebe mais uma edição do Concerto USP na Catedral, programação cultural que integra a campanha “Salve a Catedral”. Desta vez, o espetáculo leva ao público o programa “Exsultate Deo: A Música e o Sagrado”, com apresentação do Madrigal do Laboratório de Ópera Studio e participação de cantores solistas, instrumentistas e professores do Departamento de Música da FFCLRP – USP. A entrada é gratuita e aberta à população.
O concerto propõe um mergulho na tradição da música sacra por meio de obras de compositores universais como Handel, Vivaldi, Gounod, Vavilov, Francesco Durante, Fructuoso Vianna eLobo de Mesquita, este último um dos grandes nomes da música colonial brasileira. O repertório inclui árias e motetos como Ave Maria, Laudamus Te, Domine Deus, entre outras peças que exaltam o sagrado por meio da arte musical.
A apresentação contará com cantoras e cantores solistas: Padre Christian Ferreira, Gabrielly Pinheiro, Luísa Brito, Runimatsuri e Yuka de Almeida Prado, além da formação do madrigal com Bianca Antonelli, Lucas Souza, Nathan Granero e Geovany Faria, entre outros integrantes. Como instrumentistas, Christian Yokosawa assume o piano e o órgão, os violinosserão executados por Geovany Faria, Sara Cesca e Miguel Marra; e o violoncelo, por Bianca Antonelli. A direção artística é assinada pela professora Yuka de Almeida Prado e pelo professor Lucas Eduardo da Silva Galon, que também assina a regência do concerto.
Para o padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, o Padre Chico, os concertos reforçam o papel da Catedral como lugar não apenas de religiosidade, mas também de cultura e preservação. “A iniciativa Salve a Catedral busca unir a comunidade em torno da valorização do nosso patrimônio histórico. Cada apresentação é um convite à contemplação e ao cuidado com esse símbolo tão importante para Ribeirão Preto”, afirma.
Destaques do programa
Vladimir Vavilov (1925–1973) – Ave Maria
Francesco Durante (1684–1755) – Vergin tutto amor
Fructuoso Vianna (1896–1976) – Ave Maria
Georg Friedrich Handel (1685–1759) – Pure del ciel
Manuel Dias de Oliveira (Vila de São José, 1734/5–1813) – Bajulans
Antonio Vivaldi (1678–1741)
– Laudamus Te, do “Gloria”
– Domine Deus, do “Gloria”
Charles Gounod (1818–1893)
– Ave Maria
– Repentir

Deixe um comentário