Fundação do Livro e Leitura encerra o ano com atividades gratuitas de histórias, cinema e formação cultural

A programação de dezembro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é marcada por atividades gratuitas voltadas à formação de leitores e ao acesso à cultura.

Até sábado (6 de dezembro), a sede da entidade recebe o Festival de Contação de Histórias, com programação que inclui sessões abertas ao público e encontros agendados com instituições educacionais. As apresentações são conduzidas pelo Grupo Teatral ApanelA, com espetáculos como As Malandragens de Malasartes, Inácio do Início e RI!, que exploram a força da narrativa popular, do riso e da oralidade. “Em meio aos versos, trapalhadas e gargalhadas, nascem aventuras cheias de imaginação, música e astúcia, mostrando o poder de transformação do riso e das palavras”, diz o ator Gabriel Amaral, integrante de ApanelA. O festival é promovido pelo projeto “Biblioteca das Artes: Lucília Junqueira de Almeida Prado”, aprovado no Edital Fomento CULTSP PNAB nº 29/2024, via Política Nacional Aldir Blanc, ProAC Editais, CULTSP, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Ministério da Cultura.

Formação cultural

Vanessa Cicilini

Além das contações de histórias, o mês de dezembro traz uma edição especial do Lab‑C, sob o tema “Caminhos para captação de recursos para projetos educativos” e com a participação da coordenadora de programação, Vanessa Cicilini, e da presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, no dia 3/12 (quarta-feira), às 19h, na sede da entidade. A atividade, realizada via CULTSP PRO, visa orientar agentes culturais, educadores e demais interessados na viabilização financeira de projetos.

Dulce Neves

“A captação de recursos para projetos educativos pode acontecer por diferentes vias: leis de incentivo, como a Lei Rouanet e ProAC ICMS, patrocínios e parcerias. Captar é construir alianças que garantem a realização e a continuidade de ações. Nesta conversa, vamos explorar caminhos possíveis para tornar os projetos cada vez mais sustentáveis e longevos”, afirma Vanessa Cicilini.

Revitalização de bibliotecas

No dia 10 de dezembro, às 9h e às 13h, a Fundação promove em Guará (SP) a reinauguração da biblioteca da EMEB Engenheiro Agrônomo de Andrade Junqueira – Unidade 1, com a apresentação de De Lucca Circus Show, em uma ação dedicada às crianças e à comunidade escolar.

Encontro com o cinema

André e Marcos de Castro

Encerrando a programação do mês, o Cine Fórum exibe Vicky Cristina Barcelona no dia 13/12 (sábado), às 18h, seguido de debate com os Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. Para os curadores, o filme condensa algumas das marcas mais fortes do diretor Woody Allen. “A maneira como o filme retrata desejo, escolhas e o preço que cada personagem paga por elas é brilhante, e tudo isso embalado por uma fotografia que transforma Barcelona em uma grande poesia visual”, destacam. Esta ação é promovida pelo projeto “Biblioteca das Artes: Lucília Junqueira de Almeida Prado”, aprovado no Edital Fomento CULTSP PNAB nº 29/2024.

SERVIÇO
AGENDA CULTURAL – DEZEMBRO

Festival de Contação de Histórias
Data: 1 a 6/12 (segunda a sábado), diversos horários
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Lab-C: Caminhos para captação de recursos para projetos educativos
Com Vanessa Cicilini e Dulce Neves
Data: 3/12 (quarta-feira), às 19h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Revitalização de bibliotecas – Reinauguração
Com De Lucca Circus Show
Data:
10/12 (quarta-feira), às 9h e às 13h
Local: EMEB Engenheiro Agrônomo de Andrade Junqueira – Unidade 1 (rua João Carlos Figueiredo, 11, Centro, Guará-SP)
Atividade exclusiva para a comunidade escolar

Cine Fórum
Exibição do filme “Vicky Cristina Barcelona” (2008)
Data: 13/12 (sábado), às 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, via Política Nacional Aldir Blanc, ProAC Editais, CULTSP, Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas e Ministério da Cultura.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *