Orquestra de Câmara da Alma se apresenta em três igrejas em outubro

Ter acesso gratuito à música clássica no ambiente que ela historicamente foi propagada: nas igrejas. Essa é a tônica do projeto Encantando, desenvolvido pela Orquestra de Câmara da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), que visita mais três igrejas durante o mês de outubro. Nesta edição de 2023, o concerto reúne músicas clássicas de compositores de diferentes gerações e outras de origem profana. Todos os recitais têm acesso aberto à toda população.

Para este mês, estão no roteiro as paróquias São Benedito, no Jardim José Sampaio (15/10, 20h); Sagrada Família, na Vila Virgínia (22/10, 10h15); e São Mateus Apóstolo, no Quintino Facci 1 (22/10, 20h).

Entre as peças preparadas para encantar o público estão “Glória”, de Vivaldi; “Jesus, alegria dos homens”, de J.S. Bach; “Ave, Maria”, de F. Schubert; e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, entre outras (confira repertório completo no final do texto). Os concertos são apresentados após as missas, com duração de 40 minutos.

O maestro Bogdan Dragan assina os arranjos e a professora Snizhana Drahan é responsável pela parte artística da produção. Ela conta que a definição do programa considerou o espaço sacro das igrejas e as canções que não integram esse universo foram escolhidas com cuidado para atender diferentes preferências do público, mas sem escapar, nem afrontar o ambiente religioso.

De acordo com Snizhana, o projeto Encantando foi criado pela Alma com a intenção de proporcionar momentos de reflexão e relaxamento às pessoas, e aproximar a música erudita de um público que, normalmente, não possui contato com o estilo. “São todas peças leves, mas muito ricas musicalmente”, destaca a professora. Inicialmente realizado somente com instrumentos de cordas, a temporada 2023 do Encantando agregou clarinete e piano ao conjunto instrumental e, também, um cantor tenor”.

Compõem a Orquestra de Câmara da Alma os músicos Anderson Oliveira (violino), Guilherme de Carvalho Pereira (viola), Bogdan Dragan (clarinete), Gladys de Pádua (piano), Snizhana Drahan (cantora soprano) e Eduardo Reis (cantor tenor). Somente para o segundo semestre de 2023 foram programados 12 concertos (entre agosto e novembro) e a agenda completa está disponível no Instragram da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto. O projeto tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, através do ProAC – Programa de Ação Cultural.

SERVIÇO

Evento: Agenda de outubro do Projeto Encantando, da Academia Livre de Música e Artes (Alma)

Dia e horário: 15/10 (domingo) | 20h

Local: Paróquia São Benedito, no Jardim José Sampaio (rua Cel. Américo Batista, 3448)

Dia e horário: 22/10 (domingo) | 10h15

Local: Paróquia Sagrada Família, na Vila Virgínia (rua Abílio Sampaio, 966)

Dia e horário: 22/10 (domingo) | 20h

Local: Paróquia São Mateus Apóstolo, no Quintino Facci 1 (rua Campinas, 3250)

Repertório

Glória – A. Vivaldi (1678 – 1741)

Cantata 156 – J. S. Bach (1685 – 1750)

The last rose of summer – T. Moore (1779 – 1852)

Jesus, alegria dos homens – J. S. Bach (1685 – 1750)

Valsa – P. Tchaikovsky (1840 – 1893)

Pietà, Signore – A. Stradella (1643 – 1682)

Cinema Paradise – E. Morricone (*1928)

Ave, Maria – F. Schubert (1797 – 1828)

Garota de Ipanema – T. Jobim (1927 – 1994)

Sobre a ALMA

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *