Aluno da ETEC Ângelo Cavalheiro é escolhido para intercâmbio na Inglaterra

Do calor escaldante da região de Ribeirão Preto para o frio congelante de Londres, na Inglaterra. Mas a experiência internacional que o estudante de técnico em contabilidade da ETEC Ângelo Cavalheiro, em Serrana, Natanael Vinicius de Souza, não se resumiu apenas a mudança de clima. O aluno de 19 anos, que mora em Serra Azul e é estagiário na Prefeitura da cidade, fez a sua primeira viagem internacional, graças ao Programa Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.

Em todo o estado de São Paulo, 87 alunos da Fatec e 245 alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) conseguiram a viagem. No total, o intercâmbio ofereceu 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Foram selecionados os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD).  Natanael foi acompanhado de outros 18 alunos e 1 coordenador. Eles embarcaram no dia 10 de fevereiro e retornaram no dia 10 de março. Nesse período, sua rotina e a dos demais participantes foi estudar a língua inglesa na Stafford House London.

O diretor da ETEC “Angelo Cavalheiro” de Serrana, Vanderlei Neves Andrade, não poupa elogios ao Natanael, afirmando que o aluno é o que mais se destaca tanto em notas altas quanto em assiduidade.

“Como orientador educacional, tenho a honra de testemunhar os impactos positivos que o programa de intercâmbio tem sobre nossos alunos do ensino médio técnico. Essa experiência transcende fronteiras geográficas e acadêmicas, moldando jovens para um futuro globalizado e repleto de oportunidades,” comenta Vanderlei.

As conquistas através de um intercâmbio cultural, segundo Vanderlei, vão desde o crescimento pessoal, passando por valorização no mercado de trabalho, o aperfeiçoamento de uma língua estrangeira, a criação de uma rede de contatos internacionais e muitas outras vantagens que, ao final, se somam ao autoconhecimento e descoberta de interesses, essenciais para suas escolhas acadêmicas e formação de profissional consciente.

Natanael

O estudante de técnico em contabilidade, Natanael Vinicius de Souza Silva, tem 19 anos, mora em Serra Azul e atualmente é estagiário na prefeitura da cidade.

Segundo ele, essa foi a primeira vez que saiu do país. E foi logo para Londres, na Inglaterra, local que muita gente sonha em conhecer, não só pela sua beleza, mas também pela cultura histórica e milenar, por ser uma terra ainda governada pela Monarquia, pela educação do seu povo e pelo seu amor ao futebol, esse último, igual aos brasileiros.

Aluno da ETEC Ângelo Cavalheiro, em Serrana, Natanael disse que quando recebeu a notícia de que fora escolhido para participar do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, não acreditou. “Demorou um pouco para eu acreditar que aquilo era real e que em breve eu estaria embarcando para a Europa, para conhecer Londres, passear, estudar e poder adquirir novos conhecimentos. Coisa que, se dependesse da situação financeira da minha família, não aconteceria tão cedo,” confessa Natanael. “Quando percebi que a data do embarque estava próxima, começou a dar um nervoso, uma expectativa enorme misturada com ansiedade,” conta.

Nessa hora, a família foi muito importante para o controle da ansiedade e também para a tranquilidade do Natanael. Ele conta que seus pais ficaram muito felizes e orgulhosos com a notícia de que ele fora escolhido para essa experiência.

A volta de Natanael e dos demais participantes do Programa Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, aconteceu no dia 10 de março. Segundo o estudante, a principal experiência que ele trouxe na bagagem foi a de poder conviver com a cultura europeia onde tudo é diferente, desde a comida até o clima. A oportunidade de estudar inglês na Inglaterra também é outra vantagem que Natanael está procurando aproveitar ao máximo, especialmente praticando com os moradores do local.

Programa Intercâmbio Cultural

O programa Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza oferece oportunidade aos alunos das Fatecs e Etecs com os melhores desempenhos acadêmicos de cada unidade.

O programa prevê ainda, um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, oferecendo também as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante e uma ajuda de custos no valor de 100 libras, em torno de R$ 627.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *