A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza neste sábado (18/5), às 18 horas, mais uma edição do Cine Fórum, atividade que faz parte da agenda cultural mensal gratuita da entidade. Organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, o encontro vai exibir o filme “Showgirls”, de 1995, dirigido por Paul Verhoeven. Após a exibição, o público participa de um debate sobre o filme com temas que incluem roteiro, direção, atuações do elenco etc.
O filme promete render uma boa conversa entre os participantes e os organizadores. Já que no ano em que foi lançado foi cercado de polêmicas e críticas negativas sobre a temática e algumas cenas. Inclusive, o longa venceu sete Framboesas de Ouro no ano de lançamento – prêmio dado às ‘piores’ produções cinematográficas – nas categorias de pior filme, atriz, diretor, roteiro, atriz revelação, casal na tela e canção original. Além das ‘premiações’, o filme ainda foi indicado em 13 categorias do Framboesa – um recorde que ainda não foi quebrado. O diretor, Verhoeven, esteve na cerimônia e recebeu os troféus.
“Ele foi brutalmente atacado por toda a crítica. Existe um ditado que diz: ‘o que acontece em Vegas, fica em Vegas’. Mas o diretor pensou o contrário, e o que acontece em Vegas, foi para as telonas, em uma grande produção”, explica, André de Castro sobre a polêmica envolvendo o longa.
Ele ainda destaca que o filme recebeu grande notoriedade em 2015, quando foi eleito um dos melhores filmes dos anos 1990. Além disso, a trama retrata algo difícil de acontecer no cinema daquela década: o fato de ter sido pioneiro na época em retratar o conflito de mulheres strippers na busca pelo poder. “Era raro você assistir um filme em que as mulheres não estivessem brigando por causa de homens. Mas esse filme mostra isso: mulheres buscando poder, dinheiro e fama, em um roteiro cheio de reviravoltas, que evolui com os personagens”, completa.
O cinéfilo destaca a importância de resgatar essa obra perdida no tempo e reforça que o filme possui cenas picantes. “A presença mais forte que tem em Showgirls é a violência mental e física contra o próximo. Isso é muito mais forte, impactante, do que a nudez. Claro que a nudez é embalada com grandes números musicais, trilhas sonoras, cores. Tudo no filme tudo é grandioso. Mas há itens mais importantes do que pessoas nuas”, conclui Marcos de Castro.
SERVIÇO:
Cine Fórum
Exibição do filme “Showgirls” (1995)
Data e horário: 18/05 (sábado) | 1
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Classificação: 18 anos
Gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário