Autores locais ganham destaque na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto oferece a cada edição um espaço exclusivo dedicado aos autores locais. Intitulado “Autores da Casa”, o espaço localizado no saguão do Centro Cultural Palace proporciona uma oportunidade única para escritores da cidade e da região exporem e venderem seus livros, promoverem lançamentos e interagirem diretamente com o público.

“O espaço é voltado a pessoas que estão começando a escrever e não têm coragem de publicar. Quando chegam lá e veem que há, por exemplo, um professor lançando livro, um amigo, uma tia e até uma criança, como tivemos no início da feira, eles passam a acreditar no sonho de se tornar escritor”, comenta Juliana Judice, integrante do Núcleo de Programação da Fundação do Livro e Leitura, responsável pela iniciativa.

A criança em questão é a autora mirim Chiara Belle, de apenas 11 anos, que no primeiro final de semana da Feira lançou no espaço “Autores da Casa” o seu primeiro livro, “As Guerreiras de Maho”, fruto de sua paixão pela leitura, sob qualquer sentimento.  “Quando estou triste, gosto de ler histórias engraçadas, que me deixam feliz, mas também gosto de histórias que me fazem sentir como o mundo pode ser diferente”, comenta. Para os aspirantes a escritores, a jovem autora aconselha: “Escreva o que te faz feliz e não se preocupe com o que os outros pensam. Se você se sentir bem com o que escreveu, siga o que o seu coração mandar”. O livro narra a história de Maya, Agatha, Emily e Iris, garotas comuns que atravessam um portal mágico e vão parar em Maho, um reino sem heróis. Elas sofrem eventos traumáticos e, com isso, seus poderes inesperadamente despertam.

Outra autora ribeirão-pretana Laísa de La Corte, que atualmente investe na carreira literária voltada para o público infantoljuvenil, também participou do espaço e relançou o seu primeiro livro “Um presente mais que especial”, publicado pela Patuá Editora. O lançamento aconteceu no ano passado durante a Flip, em Paraty. A história remete à própria vivência de Laísa com seu cachorro. “É a história da minha infância, do meu primeiro cachorro, o Bud e, quando entrei na faculdade de Pedagogia comecei a pensar: como que a Pedagogia podia entrar dentro da literatura, para ser um livro infantil com uma reflexão”, explica. Para ela, publicar o primeiro livro é muito gratificante. “Tive uma rede de apoio de amigos, familiares que foi muito importante para conseguir publicar. Quando ele foi selecionado pela editora fiquei muito feliz”, expressa. Para Laísa, o espaço “Autores da Casa” é uma oportunidade para novos autores. “Foi fantástico estar aqui e alcançar pessoas que não conseguiram ir para São Paulo no lançamento e poder participar, pela primeira vez, com o meu primeiro livro”, destaca.

O autor infantil André Luís Oliveira relembra sua estreia na FIL, em 2010, justamente no espaço dedicado aos escritores locais. “Naquele momento, sem editoras, encontrei na Feira do Livro uma vitrine essencial para divulgar o meu trabalho”, afirma. Hoje, com mais de 30 livros lançados por algumas das maiores editoras do país, André segue marcando presença no evento. “Eu fico feliz, é uma coisa que me alegra, até como educador, ver esse fomento, a formação de leitores, as atividades paralelas que são oferecidas para as crianças. A Feira em si me entusiasma muito como leitor e, como autor, a gente fica ainda mais engajado”, comenta.

Espaço de encontros

Neste ano, o espaço Autores da Casa conta com a participação de aproximadamente 200 escritores, expondo mais de 300 títulos diferentes. A interação proporcionada pelo projeto é um dos principais atrativos, segundo Juliana Judice. “O espaço traz uma intimidade com o público, diferente do contato com autores que estão em conferências e salões de ideias. É um encontro, um contato direto com quem passa por lá”, diz.

O espaço também facilita a participação na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, permitindo que qualquer autor com livro publicado possa expô-lo no local e, se desejar, programar o lançamento de sua obra. “É uma forma de participar da FIL sem precisar de grandes esforços. Basta ter o livro publicado e expô-lo no local. O ‘Autores da Casa’ também possibilita ao autor programar o seu lançamento no espaço”, explica Juliana.

Para aqueles que desejam participar do espaço “Autores da Casa” na próxima edição da FIL, em 2025, o contato pode ser feito entre fevereiro e junho do próximo ano, por meio do e-mail juliana@fundacaodolivroeleitura.com.br. O mesmo contato também pode ser utilizado para agendamento de lançamentos, palestras e bate-papos fora do período de realização da Feira.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao

Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient

Patrocínio Ouro: Arteris

Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago

Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan

Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

Sobre a FIL
A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *