Em outubro, mês das crianças, celebrado no dia 12, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia sua programação mensal voltada também ao público infantojuvenil. As atividades começam oficialmente nesta quarta-feira (2/10) com o tradicional sarau do Grupo de Médicos, Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América). A entrada é gratuita e aberta ao público.
Sarau Rimatkus
Em parceria com a Usina Alta Mogiana, a Fundação do Livro e Leitura oferece uma programação especial para os estudantes das cidades de São Joaquim da Barra, Guará e Ituverava. As atividades começam no dia 9 de outubro, com o sarau “Rimatkus”, conduzido pela slammer e poeta Kamila Andrade e o arte-educador Alex Gaita, destinado exclusivamente aos alunos da Escola Estadual Profª Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta. O sarau será realizado em três horários: 9h, 10h e 14h30.
Kamila Andrade retorna no dia 25 de outubro com um novo sarau, desta vez, ao lado de Psiul – ator, poeta e slammer, em apresentações às 9h e 10h30. A atividade também é exclusiva para os estudantes da ETEC Profº José Ignácio A. Filho, em Ituverava.
Educando para o Futuro
No dia 10 de outubro, como parte do festival “Educando para o Futuro”, fruto da parceria entre a Fundação e a Usina Alta Mogiana, a Escola Municipal Profª Adelaide Garnica receberá a contação de histórias “Fantasia e Magia”, com o G.U.T.E. (Grupo Urutau de Teatro Experimental), às 12h50. A narrativa se passa em um universo mágico, onde as crianças de uma escola descobrem uma passagem secreta que as leva em busca de um livro misterioso, capaz de dar vida às palavras lidas. No mesmo dia, a escola também será palco do espetáculo “Clownflitos Amorosos”, da Cia Raros Circo e Teatro, às 14h15.
Na quinta-feira (11/10), o festival chega à Escola Municipal Profº Creso Antonio Filetti, com a contação de histórias do grupo G.U.T.E. às 7h50 e 13h30, seguida pelo espetáculo “Hoje é dia de Circo”, da Cia Staca, às 9h15 e 15h. O encerramento do festival acontece no dia 18 de outubro, na Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra, com a contação de histórias “Fantasia e Magia”, às 12h50, seguida pelos malabarismos da Cia Raros Circo e Teatro, às 14h15.
O Festival alcançará cerca de 900 crianças, com idades entre 7 e 11 anos. Para Raquel C. Pires Gonzaga, analista de comunicação da Usina Alta Mogiana, a parceria entre o setor privado e instituições, como a Fundação, é essencial para expandir o acesso a atividades culturais e educativas na vida das crianças. “Essa colaboração nos permite impactar positivamente a formação dessas crianças, proporcionando acesso a atrações culturais e artistas, enriquecendo o cotidiano escolar com experiências que muitas delas não teriam oportunidade de vivenciar”. A expectativa é que o festival inspire as crianças. “Queremos que elas percebam que a educação pode ser o caminho para um futuro promissor, além de proporcionar momentos de diversão e cultura”, finaliza.
Ônibus Livro Vivo
Lançado durante a 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, o Ônibus Livro Vivo estará aberto à visitação no RibeirãoShopping no Dia das Crianças (12 de outubro – sábado). O veículo ficará estacionado na Entrada D e terá uma programação especial com receptivo literário (das 13h às 20h), mediação de leitura (das 11h às 20h) e exposição (das 11h às 20h). A programação é aberta e gratuita ao público. A parceria com o RibeirãoShopping garante o lançamento do projeto e a circulação do ônibus pela região, promovendo importantes serviços culturais à sociedade.
Sarau Odilon
No dia 19 de outubro (sábado), às 19h, acontece o Sarau Odilon, no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II). Aberto ao público e gratuito, o sarau contará com a participação do ator e produtor cultural Eduardo Adriano, que é poeta e slammer, atuando em causas de democratização cultural nas periferias de Ribeirão Preto. Atualmente, ele integra o grupo de teatro do Núcleo Aberto de Teatro Experimental Nascimento (NATEN) e apresentará o monólogo “Ancestralidade que em mim habita”, que traz reflexões sobre as ancestralidades da comunidade negra por meio de imagens cênicas sinestésicas e sonoridades percussivas. O Sarau tem como objetivo promover rodas de poesia e conversa, além de apresentações artísticas e exposições, como um tributo a Odilon Ramos de Oliveira, que viveu em Ribeirão Preto pouco após o fim da escravidão no Brasil.
Cronicando
Neste mês, será apresentado ainda o projeto Cronicando, realizado em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura. O evento, exclusivo para estudantes e professores da Diretoria, acontece no dia 24 de outubro (quinta-feira), às 14h30, na sede da Diretoria (Av. Nove de Julho, 378, Jardim Sumaré), e terá a presença da jornalista e escritora Daniela Penha.
Cine Fórum
O tradicional encontro mensal do Cine Fórum também acontece no mês de outubro, no dia 26 (sábado), às 18h, na sede da entidade. Organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, o encontro exibirá o filme australiano “Piquenique na Montanha Misteriosa”, de 1975, dirigido por Peter Weir.
A história se passa em 1900, na Austrália, quando um grupo de alunas de um colégio vitoriano é levado a fazer uma excursão, no dia de São Valentim, a um local chamado Hanging Rock (Monte Diogenes), em Victoria, na Austrália. Após o piquenique, o grupo, acompanhado da professora, decide fazer uma exploração nas áreas mais profundas da montanha. Ao final, só uma das garotas será encontrada, mas que não se lembra de nada, as outras nunca mais foram vistas.
Marcos de Castro questiona se, na época em que foi produzido, os criadores sabiam que o filme se tornaria um clássico. Ele observa que a obra também se tornou cult. “Vamos destacar como um filme tão simples conseguiu se transformar em um objeto de estudo para as técnicas de cinema e para as temáticas de sociologia, filosofia e psicologia”, comenta Marcos, destacando que o mistério que envolve o final do filme é mencionando no último capítulo do livro “Piquenique em Hanging Rock” (1967), da autora australiana Joan Lindsay. “A obra foi retirada para manter o suspense da obra. Ele não é um filme normal, foi feito para ser um filme de arte e para deixar o público interpretá-lo. Cada um entende os símbolos à sua maneira”, conclui.
SERVIÇO:
Sarau Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento
Data e horário: 02/10 (quarta) | 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sarau Rimatikus 1
Com Kamila Andrade e Alex Gaita
Data e horário: 09/10 (sábado) | 09h, 10h e 14h30
Local: Escola Genoveva Vieira de Vitta (rua Rio Grande do Norte, 1697, em São Joaquim da Barra)
Exclusivo aos alunos
Sarau Rimatkus 2
Com Kamila Andrade e Psiul
Data e horário: 25/10 (sábado) | 09h e 10h30
Local: ETEC Profº José Ignácio A. Filho (rua Omaguás, 810, no Jardim Marajoara, em Ituverava)
Exclusivo aos alunos
Festival Educando para o Futuro
Contação de histórias: Fantasia e magia com G.U.T.E. – Grupo Urutau de Teatro Experimental – e Clownflitos Amorosos com Raros Circo e Teatro
Data e Horário: 10/10 (quinta-feira) | 12h50 e 14h15
Local: Escola Adelaide Garnica (rua José de Freitas Barbosa, 841, no Jardim Paulista, em Guará)
Exclusivo para os alunos
Contação de histórias: Fantasia e magia com G.U.T.E. – Grupo Urutau de Teatro Experimental – e “Hoje é dia de circo” com Cia Staca
Data e Horário: 11/10 (quinta-feira) | 07h50, 09h15, 13h30 e 15h
Local: Escola Creso Antonio Filetti (rua R. Azizi Salomão, 669, no Nosso Teto, São Joaquim da Barra)
Exclusivo para os alunos
Contação de histórias: Fantasia e magia com G.U.T.E. – Grupo Urutau de Teatro Experimental – e Clownflitos Amorosos com Raros Circo e Teatro
Data e Horário: 18/10 (quinta-feira) | 12h50 e 14h15
Local: Escola Sylvio Torquato Junqueira (rua Minas Gerais, 295, no centro de São Joaquim da Barra)
Exclusivo para os alunos
Dia das Crianças no Ônibus Livro Vivo
Data e horário: 12/10 (domingo) | 11h às 20h
Local: RibeirãoShopping (Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540, no Jardim Califórnia, em Ribeirão Preto)
Sarau Odilon com Eduardo Adriano
Data e horário: 19/09 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito
Cronicando com Daniela Penha
Data e horário: 24/10 (quinta-feira) | 14h30
Local: Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto (Av. Nove de Julho, 378, no Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto
Exclusivo para os alunos e professores
Cine Fórum
Exibição do filme “Piquenique na Montanha Misteriosa” (1975)
Data e horário: 26/10 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário