Uma das maiores feiras literárias do Brasil vai começar. A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será aberta oficialmente nesta sexta-feira (11/8), a partir das 19 horas, durante cerimônia para convidados, autoridades, imprensa e população em geral, no Theatro Pedro II. A participação é gratuita e os convites devem ser retirados, antecipadamente, na bilheteria do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, centro). A programação da FIL será oferecida de 12 a 20 de agosto, em 16 locais da cidade.
O receptivo do evento acontece no Hall de entrada do Theatro Pedro II, com a apresentação “A música como elo entre diferentes estilos musicais” do Coral da Unaerp, que traz como repertório diversos gêneros musicais e uma homenagem especial a Gilberto Gil, autor homenageado da 22ª FIL. O coral tem regência de Cristina Modé.
Às 20h, na Sala Principal do teatro, a cerimônia segue com interferências artísticas e uma condução poética a partir do repertório dos homenageados desta edição, com diferentes vertentes de manifestação da literatura brasileira presentes nas obras do cantor e compositor Gilberto Gil (autor), do jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (autor Educação – in memorian), das escritoras Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Luiza Romão (autora local) e nas trajetórias de Madelaine Pires (professora) e do patrono da feira, Danilo Santos de Miranda, filósofo e sociólogo, diretor regional do Sesc no Estado de São Paulo.
Com o tema “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”, a 22ª edição da FIL apresenta uma programação que visa evidenciar os extremos opostos, ressaltando a força da literatura em sua condição de elo entre as temáticas que movem a humanidade. São mais de 400 atividades gratuitas.
Ao escolher esse tema central para a FIL de 2023, a proposta da curadoria foi abrir espaço para debates que permitam a pluralidade temática. “Uma questão em especial nos pautou: os opostos estão ali posicionados naturalmente ou levados por movimentos sociais, culturais e econômicos? A partir desta indagação queremos expandir a amplitude das reflexões”, explica Adriana Silva, curadora do evento e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Para ela, as extremidades estão em todos os espaços: “entre a guerra e a paz, entre a terra e a água, entre homem e mulher, com destaque para as diferenças e para as igualdades, extremos possíveis de serem ressignificados em todos os momentos e influenciados pelos referenciais de cada debatedor”, afirma.
Dulce Neves, presidente da Fundação, diz que o objetivo balizador da agenda do evento é analisar os extremos a partir da literatura e das artes em geral, foco que, segundo ela, é fundamental em toda a história da FIL. “A feira sempre estimulou a formação de novas gerações de leitores. Nesta edição, a ideia é oferecer argumentações e trocas variadas, que possam aumentar o repertório cultural dos participantes”, destaca. Ela comenta que o evento também cumprirá seu papel de garantir aos estudantes do ensino fundamental o direito à leitura. “Além disso, as crianças contarão com a possibilidade de compra do seu livro durante a visita à feira, através do cheque livro liberado pelo Governo do Estado de São Paulo, o que estimula a prática da leitura e o gosto pelo livro”, comenta a presidente da Fundação.
SERVIÇO:
Abertura oficial da 22ª FIL
Data: 11 de agosto (sexta-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370, centro de Ribeirão Preto (SP).
A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/
Sobre a FIL
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 23 anos de história e realiza neste ano a sua 22ª edição.
A cada edição, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de RibeirãoPreto.
Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.
Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.
Patrocínio Prata
Passalacqua, Ouro Fino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.
Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.
Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.
Instituição Cultural
Sesc.
Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Para saber mais sobre a 22ª FIL:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Deixe um comentário