A programação de outubro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto reúne atividades culturais e literárias em diferentes cidades da região metropolitana de Ribeirão. São saraus, apresentações teatrais, contações de histórias, cortejos, oficinas, Ônibus Livro Vivo e o tradicional Cine Fórum – todas gratuitas e abertas à população.
Abrindo o mês, na quarta-feira (1/10), aconteceu mais um encontro do Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, coordenado pelo médico e escritor, Nelson Jacintho. O grupo celebrou a literatura e a produção autoral dos profissionais da área da saúde.
Literatura Itinerante
A programação traz ainda ao longo do mês uma agenda recheada de apresentações com o percurso itinerante do Ônibus Livro Vivo. No dia 7 (terça-feira), estará em São José da Bela Vista (Rua Jerônimo Vieira de Andrade), a partir das 7h30, com a presença de Evaristo Moura na recepção literária, além de contação de história e cortejo de vozes da literatura com G.U.T.E, oficinas de marcador de livro com “Ai Tem Coisa” e jogos gigantes com FrentePsi. Já no dia 25, a partir das 9h, é a vez de Ituverava (Praça Dep. Hélvio Nunes da Silva) que receberá o receptivo literário com Evaristo Moura, com contação de histórias com Cia Renda de Lenda, oficina de marcador de livro com “Ai Tem Coisa”, os jogos gigantes com FrentePsi e, também, o cortejo de Vozes da Literatura com G.U.T.E. Todos os encontros são realizados em parceria com a Usina Alta Mogiana e são gratuitas.

Já em parceria com a GS Inima Ambient, é a vez da cidade de Luiz Antônio (Praça Mário Junqueira) ser o estacionamento literário do Ônibus Livro Vivo. A partir das 7h30, o público terá receptivo literário e cortejo com G.U.T.E., contação de histórias com Monalisa Machado, oficina de marcador de livro com “Ai Tem Coisa” e intervenção “En(cantorias) a bordo: Uma parada musical” com Muiraquitã Meirelles. No dia 8 (quarta-feira), acontece a apresentação infantil “Showzinho que deu pra fazer”, com a Cia. Nós Mesmos que Somos a Gente, às 9h, na Biblioteca Municipal de Guará.

Educando para o Futuro
O projeto Educando para o Futuro, em parceria com a Usina Alta Mogiana, leva arte e expressão às escolas públicas da região. A iniciativa promove espetáculos de teatro e música, criando experiências que aproximam os alunos da cultura e estimulam novas formas de aprendizado. Mais do que entretenimento, as apresentações transformam o ambiente escolar em espaço de reflexão, imaginação e cidadania. Neste mês, três escolas recebem o projeto: Escola Adelaide Garnica, em Guará, no dia 9/10; Escola Sylvio Torquato, em São Joaquim da Barra, no dia 10/10; e Escola Creso A. Filetti, também em São Joaquim da Barra, no dia 17/10. As atividades são exclusivas dos estudantes.
Cine Fórum
O Cine Fórum acontece no último sábado de outubro, dia 25, às 18h, com a exibição e debate do filme “Melancolia”, de 2011, de Lars von Trier, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O debate será conduzido pelos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro, e a entrada é gratuita e aberta ao público.

Desde a retomada do Cine Fórum, em 2022, os Gêmeos têm percebido a maior adesão em encontros que exploram os diretores mais renomados. “O público responde de maneira mais intensa quando discutimos obras de cineastas de destaque, sejam eles independentes ou comerciais. Isso amplia as possibilidades de análise e engajamento”, comenta Marcos.
A escolha de Melancolia também está ligada à forma como o longa retrata a depressão e o impacto da doença nas relações humanas. “Muitas vezes, as pessoas confundem tristeza com depressão. O filme mostra o que é conviver 24 horas por dia com a doença e como isso afeta não apenas quem sofre, mas também quem está ao redor”, afirma André.
Além do aspecto psicológico, os organizadores destacam a simbologia criada por Lars von Trier. “O planeta que se aproxima da Terra funciona como metáfora de um corpo tomado pelo câncer, uma célula que cresce e destrói tudo em volta. É uma leitura dura, mas profundamente poética sobre a finitude da vida”, analisa Marcos.
Para eles, Melancolia é um filme marcado pelas atuações de Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg que vão além de qualquer técnica ou estilo autoral do diretor. “É um filme de atores. As duas atrizes carregam toda a força dramática da narrativa, entregando interpretações que tornam a experiência inesquecível”, ressalta André.
Ainda que a temática do filme seja considerada sombria, os Gêmeos reforçam que o Cine Fórum busca o equilíbrio no debate, valorizando também a linguagem e os recursos narrativos. “Von Trier utiliza capítulos, prólogos e escolhas autorais que podem soar estranhas, mas que revelam sua assinatura. Isso ajuda a enriquecer a discussão com o público”, acrescenta Marcos.
SERVIÇO:
Ônibus Livro Vivo
Data: 07/10 (terça), às 7h30
Local: Rua Jerônimo Vieira de Andrade, s/n, em São José da Bela Vista
Aberto e gratuito
Data: 13/10 (segunda), 7h30
Local: Praça Mário Junqueira, em Luís Antônio
Aberto e gratuito
Data: 25/10 (sábado), 9h
Local: Praça Dep. Hélvio Nunes da Silva, em Ituverava
Apresentação Infantil: Showzinho que deu pra fazer
Com Cia. Nós Mesmos que Somos a Gente
Data: 08/10 (quarta), 9h
Local: Biblioteca Municipal de Guará – Rua São Miguel, 206, no centro de Guará
Circo: Universo Bisgoio
Com Cia Pé de Chinelo
Data: 16/10 (quinta), 12h30
Local: Escola Prof.ª Genoveva P. Vieira de Vitta – Rua Rio Grande do Norte, 1697, em São Joaquim da Barra
Sarau Território de Expressão Marginal
Com Psiul e Peregrino
Data: 16/10 (quinta), 14h30 e 19h30
Local: Escola Prof.ª Genoveva P. Vieira de Vitta – Rua Rio Grande do Norte, 1697, em São Joaquim da Barra
Cine Fórum
Exibição do filme “Melancolia” (2011)
Data: 25/10 (sábado), às 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Deixe um comentário