Combinando Palavras reúne estudantes em encontros com Marília Marz e Cidinha da Silva na 24ª FIL

O projeto Combinando Palavras – que conecta escritores a estudantes da rede pública e particular, realizou nesta terça-feira (19), durante a 24ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, mais encontros com escritores – dessa vez com Marilia Marz e Cidinha da Silva. As duas atividades reuniram cerca de mil alunos em dois espaços da cidade: Theatro Pedro II e Teatro Sesi.

Dos quadrinhos para o palco

No Theatro Pedro II, cerca de 800 estudantes de 12 escolas da região participaram da atividade dedicada à ilustradora e quadrinista Marília Marz, autora do livro Indivisível. Durante o encontro, os jovens apresentaram releituras, performances e produções inspiradas na obra da escritora.  Emocionada com as apresentações, Marília Marz ficou agradecida pela dedicação das escolas e carinho dos alunos. “Cada olhar e cada esforço direcionado ao meu trabalho é muito significativo. É por isso que escrevemos: porque o público ressignifica o nosso trabalho a cada leitura e apresentação. Saber que minha obra pode fortalecer esses jovens de alguma forma dá sentido ao que faço”, afirmou.

Fabiana de Jesus Pereira, é professora da E.E. Deputado José Costa (Serrana), e participou pela primeira vez do projeto. “Os alunos se envolveram de uma forma que surpreendeu. O livro Indivisível trouxe questões que impactaram até nossa equipe pedagógica. Foram 18 alunos no palco, mas trabalhamos o projeto com cerca de 360 estudantes”, contou. A professora Marisa Padilha, da E.E. Dr. Guimarães Júnior, também acredita no poder do Combinando Palavras por valorizar talentos muitas vezes ocultos no dia a dia da sala de aula. “É um projeto que abre espaço para que os alunos mostrem suas habilidades artísticas. A cada edição, voltamos para a escola com novas experiências e maior reconhecimento do potencial deles.”

Experiência dos alunos

Sabrina Bernardino da Silva, 18 anos, aluna da E.E. Francisco Ferreira de Freitas (Serra Azul), estava feliz em conhecer a autora de perto. “Foi uma experiência incrível, ainda mais para quem está terminando o ensino médio. É algo que vou guardar para a vida”, disse. A estudante Dinah Jaden, 17, da mesma escola, relacionou o livro à própria vivência de transição capilar. “Passei por esse processo recentemente e apresentar essa história no palco foi muito emocionante. O tema combinou diretamente com a minha vida.”

Cidinha da Silva no Sesi

A escritora Cidinha da Silva também esteve no Combinando Palavras nesta terça-feira (19) e se encontrou com cerca de 200 alunos da rede Sesi de Ribeirão Preto e região. Essa foi a segunda vez que a autora participou do projeto. “O que a gente mais quer é ser lida, dentro e fora da escola. Para muitos jovens, o contato com a literatura acontece apenas no ensino fundamental. Essas experiências se tornam memórias marcantes e podem ser o início de uma vida inteira de literatura”. A autora também relacionou o trabalho desenvolvido à necessidade de despertar o interesse pela leitura. “Acredito muito mais no gosto do que no hábito. O Combinando Palavras abre essa possibilidade, instiga perguntas e amplia horizontes”, completou.

João Pedro Tavares Rios da Silva, de 13 anos, é aluno do Sesi Castelo Branco e conheceu a obra da autora neste ano. Após ler Os Nove Pentes da África, o aluno produziu quatro poemas. “Com a obra dela, aprendi a valorizar o que temos agora, porque às vezes não dá tempo de deixar para depois”, disse. O bibliotecário Adonai Takeshi Ishimoto, também do Sesi Castelo Branco, avaliou que o projeto cria uma experiência de leitura afetiva. “Aqui, eles escrevem não para serem avaliados, mas para serem afetados pela literatura”, conclui.

Sobre o Projeto

O Combinando Palavras chegou à sua 8ª edição consolidado como um dos projetos centrais da FIL. Com foco na formação de leitores, envolve professores de diferentes disciplinas em atividades pedagógicas que aproximam literatura, escola e vida cotidiana.

Os encontros com autores do projeto continuam até a próxima sexta-feira (22).


Sobre a FIL

A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões.

 A programação completa da 24ª FIL está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com .

 A realização do evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria Estadual da Cultural, Economia e Indústria Criativa, Sesc e Senac.

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana
Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas. 
Instituição Cultural: Sesc e Senac
Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.

Apoio Institucional:

Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 – Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC – Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultura, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão – Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *