Entre os dias 28 de junho e 1º de julho, a cidade de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, realiza sua 14ª Feira do Livro, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A programação contempla o público de todas as idades com diversidade de atrações culturais gratuitas. Três locais abrigam a festa literária: Parque de Exposições Tancredo Neves (Rua Pará, s/n), onde estarão o Palco Principal, Espaço Infantil e Usina do Saber, além do Auditório Arthur Parada (Rua Sergipe, 1944),
A edição deste ano conta com patrocínio da Usina Alta Mogiana e homenageia o trabalho da escritora e ilustradora infantojuvenil Eva Furnari e do autor local Lúcio de Oliveira Faleiros. Seis vezes premiada com o Jabuti por suas ilustrações, Eva Furnari – que também é arquiteta -, foi escolhida para ilustrar a reedição de seis livros da obra infantil de Érico Veríssimo e é reconhecida como uma das mais produtivas escritoras de literatura infantil e juvenil no Brasil. É criadora da famosa personagem Bruxinha (uma caricatura de si mesma), que durante muito tempo foi publicada no caderno Folhinha, do jornal Folha de São Paulo. Lúcio de Oliveira Faleiros, falecido em 2021, foi autor de vários livros sobre a história de São Joaquim da Barra. Farmacêutico de formação e atuação durante mais de 40 anos, também foi professor de química e matemática. “Memórias de São Joaquim 1, 2 e 3”, “Conto, Canto e Encanto com a Minha História” e “Coisas Que Eu Vivi, Coisas Que Eu Penso”, são alguns dos títulos deixados pelo escritor. “Os vários livros que escrevi são para que os joaquinenses de hoje e de amanhã tenham algum ponto de referência sobre a história da cidade”, costumava dizer.
A abertura do evento (28/06, 19h, Palco Principal), terá cerimônia com presença de autoridades e convidados e, em seguida, a apresentação “Vida de Professor” – com Diogo Almeida. De forma divertida, o espetáculo fala sobre o cotidiano dos professores e profissionais da área da educação e suas particularidades. Nesse novo show, Diogo Almeida conta histórias do dia a dia nas escolas, fala sobre suas peripécias que fazia quando ainda estudava, sobre a relação com sua mãe professora e ainda, sobre a relação com os seus colegas de profissão. O espetáculo tem a presença confirmada da professora Marli, com seu já conhecido bordão ‘Mááárcia do céu! Corre aqui!’.
A agenda musical da feira terá ainda shows com o grupo “O Teatro Mágico” (29/06, 20h45, palco principal), com o cantor Kiko Zambianchi (30/06, 20h45, palco principal), concerto com a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto – Alma (1/07, 19h30, palco principal), e apresentação do violonista Diego Figueiredo recebendo a cantora Joanna (1/07, 20h30, palco principal). No espetáculo “Luzente”, O Teatro Mágico mistura uma abordagem mais pop e dançante a clássicos de sucesso do grupo, como “O Anjo mais velho”, “Pena” e “Camarada d’Água”. Além da peculiar estética própria, o grupo se destaca na cena cultural brasileira pela mistura de elementos de teatro, dança e circo, sob comando do cantor e compositor Fernando Anitelli.
Já o show “Bem Bacana Demais”, trabalho que Kiko Zambianchi apresenta em São Joaquim conta com roteiro pontuado pelas diversas vivências musicais dos integrantes da banda de Kiko. A Alma mostra o projeto Alma Encantando – uma apresentação musical da Orquestra de Câmara da academia, com um repertório popular especialmente arranjado para execução como música de concerto, no sábado (1/7), às 19h30.
Considerado um dos maiores instrumentistas do mundo na atualidade, indicado ao Grammy Awards em 2020 e com turnês realizadas em mais de 60 países, o violonista Diogo Figueiredo partilha o palco com a cantora e compositora Joanna, uma das principais vozes da música brasileira, que leva para o evento o repertório de “Aqui e Agora”, seu trabalho recente, com sambas, baladas e o romantismo que marca sua carreira.
Palestras e lançamento
Duas palestras também estão programadas. Uma delas com a maratonista Maria Zeferina Baldaia (29/06, 19h30, palco principal), que aborda os desafios enfrentados em sua vida pessoal e em sua carreira de atleta. A esportista saiu dos canaviais paulistas para alcançar pódios nacionais e internacionais em competições de corrida de rua. Resiliência, motivação e perseverança, mentalidade e desempenho competitivo estão entre os pontos a serem destacados por Zeferina. A outra palestra será com o professor César Nunes (30/06, 19h30, palco principal), um dos mais destacados palestrantes brasileiros em Educação, autor de 35 livros e titular da disciplina de Filosofia e Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
E ainda tem lançamento do livro “Pela janela do Tempo” (01/07, 17h30, na Usina do Saber, do escritor local Fernando Antônio Dias dos Reis Júnior. Reunindo história, pesquisa, contos e poemas, o livro trata da formação e do desenvolvimento de São Joaquim da Barra em seus primeiros 60 anos. Na conexão entre passado e presente, o autor se utiliza de narrativas interessantes sobre personagens históricos e populares da cidade. Fernando Júnior também é historiador, memorialista e músico.
Infantil
Com atividades diversas, a programação infantil da feira tem as contações de histórias “Rumboldo” (29/06, 8h e 13h, espaço infantil), com Monalisa Machado; e “Pandolfo Bereba” (30/06, 8h e 13h, espaço infantil), com o grupo Fio da Meada; espetáculos teatrais “Tic Tac era uma vez” (29/06, 9h30 e 14h30, espaço infantil), com a Cia Vovó Cachola; e “Agora é o momento” (30/06, 9h30 e 14h30, espaço infantil), com a Cia Zero; apresentação circense “Circo de Dois” (1/07, 15h, espaço infantil), com a Pé de Chinelo, companhia dedicada à arte da palhaçaria; e a oficina “Uma história conta outra” – ateliê de arte miúda com páginas de livros que seriam descartados” (1/07, 14h e 15h, espaço infantil), com Infância sem Excesso (a capacidade é de 20 participantes por sessão). No projeto Descobrindo Palavras (29 e 30/06, 8h30 e 14h, palco principal), que estreia no evento, o ator e contador de história Evaristo Moura interpreta o personagem Sabino, um viajante do tempo que com muita ludicidade e interatividade convida as crianças de todas as idades para conhecerem a literatura de Eva Furnari.
Nas sessões do projeto Combinando Palavras, dedicada a estudantes de séries intermediárias do ensino fundamental, participam o professor e escritor Luiz Puntel (29/06, 8h30, auditório Arthur Parada), autor de livros de literatura juvenil e paradidáticos; e a escritora carioca Cristiane Sobral (29/06, 15h, auditório Arthur Parada), que já publicou 11 livros e é mestre em Teatro pela Universidade de Brasília. Completando a programação, alunos de escolas da cidade fazem duas apresentações especiais (1/07, 9h às 13h, palco principal).
A coordenadora da equipe pedagógica da Prefeitura de São Joaquim da Barra, Cristiani Matheus Alves Vogt, ressalta que toda a programação da 14ª Feira do Livro foi pensada e preparada com foco na promoção de conteúdos de temáticas sociais e culturais essenciais. “Nossa expectativa para esta edição é a de ultrapassarmos o número de visitantes registrado no ano passado. Especialmente porque agora as pessoas estão mais à vontade com os eventos presenciais”, pontua Cristiani. A coordenadora também festeja a inserção do projeto “Descobrindo Palavras”, novidade pontual do evento neste ano. “Estamos muito felizes com a chegada desse novo recorte do projeto, voltado às crianças menores, dos primeiros anos escolares. Aqui também nossa expectativa é a melhor possível”, comemora.
Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, cada feira literária realizada representa mais um passo importante para o fomento à leitura que se propõe à instituição. “Incentivar a descoberta do prazer da leitura é a base de todo o trabalho da Fundação. Oferecer às pessoas o acesso a diferentes linguagens culturais e o contato com diversas possibilidades da cultura do nosso país é um movimento muito rico. Estamos honrados em estar presentes na Feira do Livro de São Joaquim da Barra. Que seja sucesso”, arremata Dulce.
Sobre a 14ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra:
Serviço
Quarta – 28 de junho
19h: Cerimonial de abertura | Palco principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
20h: Palestra-show: Vida de Professor com Diogo Almeida | Palco principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
Quinta – 29 de junho
8h e 13h: Contação de História “Rumboldo”, com Monalisa Machado | Espaço infantil (Parque de Exposições Tancredo Neves)
8h30 e 14h: Descobrindo Palavras sobre obra de Eva Furnari, com Evaristo Moura | Palco principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
8h30: Combinando Palavras, com Luiz Puntel | Auditório Arthur Parada (rua Sergipe, 1944)
9h30 e 14h30: Espetáculo teatral infantil “Tic Tac era uma vez”, com Cia Vovó Cachola | Espaço infantil (Parque de Exposições Tancredo Neves)
15h: Combinando Palavras, com Cristiane Sobral | Auditório Arthur Parada (rua Sergipe, 1944)
19h30: Palestra literária, com Maria Zeferina Baldaia | Palco Principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
20h45: Show musical com O Teatro Mágico | Palco Principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
Sexta – 30 de junho
8h e 13h: Contação de História “Pandolfo Bereba”, com grupo Fio da Meada | Espaço infantil (Parque de Exposições Tancredo Neves)
8h30 e 14h: Descobrindo Palavras sobre obra de Eva Furnari, com Evaristo Moura | Palco principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
9h30 e 14h30: Espetáculo teatral circense “Agora é o momento”, com a Cia Zero | Espaço infantil (Parque de Exposições Tancredo Neves)
19h30: Palestra literária, com César Nunes | Palco Principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
20h45: Show musical com Kiko Zambianchi | Palco Principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
Sábado – 1º de julho
9h às 13h: Apresentação das escolas | Palco principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
14h e 15h: Oficina para crianças “Uma história conta outra” – ateliê de arte miúda com páginas de livros que seriam descartados”, com Infância sem Excesso | Espaço infantil (Parque de Exposições Tancredo Neves)
15h: Apresentação teatral circense “Circo de Dois”, com Cia Pé de Chinelo | Palco Principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
17h30: Lançamento do livro “Pela Janela do Tempo”, de Fernando Antônio Dias dos Reis Júnior | Usina do Saber (Parque de Exposições Tancredo Neves)
19h30: Concerto com Academia Livre de Música e Artes (ALMA) | Palco Principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
20h30: Show musical Diego Figueiredo convida Joanna | Palco Principal (Parque de Exposições Tancredo Neves)
Para saber mais sobre a 14ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra:
Instagram e Facebook:
@prefeituradesaojoaquimdabarra/
@fundacaolivrorp
Sites:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
https://www.saojoaquimdabarra.sp.gov.br
Twitter:(@FundacaoLivroRP)
YouTube: (FeiraDoLivroRibeirao)
Sobre a Fundação do Livro e Leitura A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e, mais recentemente, propagadora de feiras no interior de São Paulo. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário