A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza neste sábado (24) mais uma edição do Cine Fórum e convida os amantes da sétima arte para a exibição do filme “Um lugar para Annie” (1994), dirigido por John Gray. O tradicional encontro, comandado pelos Gêmeos do Cinema – André e Marcos de Castro, acontece às 18h, na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América). Após a sessão, o público poderá participar de um debate sobre os temas do filme. A entrada é gratuita e aberta ao público.
“Um lugar para Annie” foi originalmente produzido para a televisão, estreando em 1º de maio de 1994 como parte do programa “Hallmark Hall of Fame”, exibido pela rede ABC. “O filme para TV busca atingir o emocional, utilizando planos mais fechados que destacam as expressões das atrizes, que são incríveis e merecem esses closes”, explica Marcos.
Marcos de Castro também destaca a importância do filme ao abordar um tema considerado tabu na época: a Aids. “É interessante que, em 1994, o público norte-americano já começava a absorver essas questões dentro das famílias, e esse filme foi perfeito para isso. Aqui no Brasil, quando era exibido no SBT, as pessoas se sensibilizavam mais pela história e pela tristeza do que pela mensagem”, comenta o coordenador.
André de Castro destaca que os filmes daquela época foram criados para atingir um público amplo, que se conectava às TVs em busca de histórias comoventes. “Como o filme traz a história de um bebê com HIV positivo, e estamos falando de 1994, durante o auge da epidemia de Aids, ele foi feito para sensibilizar a sociedade sobre esse tema específico”, comenta. Segundo ele, o diretor encontrou uma maneira de colocar a questão sob os holofotes, em um período em que havia notificações crescentes de casos de bebês nascendo com o vírus HIV.
Segundo os irmãos, a escolha de “Um lugar para Annie” para o mês de agosto foi motivada pelo desejo de tornar o próximo encontro do Cine Fórum surpreendente. “Após exibir produções da Estônia e Dinamarca nos últimos encontros, decidimos voltar a um filme norte-americano. Esse, por exemplo, é de uma época que não retorna mais, a dos filmes semanais produzidos para a televisão”, comenta Marcos de Castro.

SERVIÇO:
Cine Fórum
“Um lugar para Annie” (1994)
Data: 24/07 (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário