Mostra Autoral do FestMAO terá bandas de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Paraíba

A organização do FestMAO – Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto anuncia nesta sexta-feira (14), as bandas selecionadas para a Mostra Autoral da 2ª edição do evento, que acontece entre 16 e 21 de maio, em diferentes pontos da cidade, com atividades presenciais e on-line. Toda a programação é gratuita.

Inicialmente com número definido para seis bandas concorrendo à Mostra Autoral, a organização do evento considerou ampliar esse número para os oito participantes com maior pontuação. “Optamos por esse ajuste devido à alta qualidade das duas bandas que seriam suplentes e pelo destaque de representatividade que vão ao encontro das metas desta edição.
Certamente, essa ampliação enriquece e torna ainda mais plural a programação”, explica Carol Capacle, produtora executiva do FestMAO.

Estarão no palco do Armazém Baixada nos dias 20 e 21 de maio, as bandas: Catarina no Sofá, de Descalvado (SP); Tata Chama e as Inflamáveis, de Juiz de Fora (MG); Mununu, de Poços de Caldas (MG); Folk na Kombi, de São Paulo (SP); Quadrilha, de João Pessoa (PB); Janine Mathias, de Curitiba (PR), Chic Hernandez e Dresden, ambas de Ribeirão Preto (SP).

Com crescimento substancial no número de inscrições, que passou de 80 na primeira edição – realizada no formato virtual em 2021 -, para 163, em 2023, o festival também viu aumentar de 344 para 700 o número de artistas envolvidos e a expansão de alcance para 73 cidades, de 14 Estados do país.  De acordo com cantor e compositor Allê Trajan, diretor artístico e um dos curadores do evento, a abertura das inscrições para todo o Brasil trouxe uma nova experiência ao FestMAO. “Foi muito interessante receber inscrições de todas cinco regiões do país, de cidades e capitais tão distantes como Manaus, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre”, pontua Trajan.

Para o cantor e compositor, Eduardo Machado, também curador da Mostra Autoral, a tarefa de seleção das bandas foi desafiadora. “A qualidade do material recebido superou as expectativas, tanto na parte técnica como na musical. A variedade de estilos e ritmos e a diversidade das propostas foram incríveis. Uma amostra muito rica da pluralidade cultural do Brasil”, comenta Machado.

Entre os critérios avaliados pela equipe de curadoria do FestMAO para a Mostra Autoral foram considerados a obrigatoriedade de letras em português, formação mínima da banda com três integrantes a partir de 18 anos e autoralidade do trabalho, que poderia ser de música pop, rock, reggae, MPB, samba, RAP, groove, blues e folk, entre outros gêneros similares. Os quesitos originalidade, narrativa (letra), música (melodia, harmonia, arranjo) e performance foram utilizados na pontuação classificatória.

Além de Eduardo Machado e Allê Trajan, também estão na equipe de curadoria a cantora e compositora Ekena, e a multiartista, ativista e cantora, Preta Ferreira. A Mostra Autoral do FestMAO acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Centro Cultural Armazém Baixada, importante casa de shows de Ribeirão Preto, voltada ao fomento da música brasileira local, regional e nacional, que fica na Rua Duque de Caxias, 141 – Centro. O acesso é gratuito e solidário, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *