Oito coletivos de slam de cidades da região Ribeirão Preto participam das etapas finais do Slam 016, competição de poesia falada – com performances de música e dança – que pelo segundo ano consecutivo tem seu encerramento como parte da programação da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que realiza sua 24ª edição entre os dias 15 e 24 agosto. O evento terá participação das slammaster Kimani e Emaye Natália no comando das batalhas, no dia 16 de agosto (sábado), no espaço Ambient de Leitura, na esplanada do Theatro Pedro II.
As primeiras disputas (semifinal) começam às 14h e cada slammer (competidor que recita a poesia) terá quatro minutos para fazer sua apresentação. Os seis primeiros colocados seguem para a grande final, que acontece a partir das 17h. Nessa etapa, os quatro slammers com melhor pontuação vão para a final. Cinco jurados escolhidos entre o público atribuem notas entre zero e 10, considerando critérios como originalidade, fluência, quanto a poesia atinge e dialoga com a plateia e a forma como os versos conversam com aspectos da subjetividade do jurado. Em todas as etapas haverá rodada de desempate caso as notas sejam iguais entre dois ou mais participantes.

Ao todo, oito slams se inscreveram na competição e realizaram suas seletivas locais, das quais foram escolhidos dois representantes de cada. Assim, 16 poetas e poetisas foram classificados para disputar o torneio: Paina e Peregrino (Slam Travessia), Martins e Zaby (Slam Contamina), Psiul e Quimera (Slam na Paz), Débora Carolina e Nivaldo (Slam Santuário), Michele e Noccioli (Slam Desafeto), Eveline e Luna (Batalha das Minas), Bakari e Gabiê (Slam da Cana), e Elaine Souza e Santiago (Slam Moji).
Novo palco
Para este ano, o Slam 016 deixa a sala principal do Theatro Pedro II – onde foi realizado em 2024 -, e leva sua batida vibrante para o espaço Ambient de Leitura, que é aberto e tem contato direto com o público. De acordo com Luís Henrique dos Santos Psiul, responsável pela frente de Slam e Batalha do Coletivo Abayomi, a mudança é positiva. “O espaço do slam sempre foi a rua e nos sentimos em casa em um palco aberto”, explica Psiul. Para ele, levar a competição a um palco aberto, dentro de um dos maiores eventos literários do país, é essencial para ampliar a visibilidade e fortalecer o alcance do slam. “Estar na FIL é especialmente importante pela visibilidade que a feira proporciona ao movimento do slam. Além disso, é um ambiente de encontro que nos conecta com amantes do livro, da leitura e da poesia”, completa. A curadoria do Slam 016 é do Instituto Abayomi de Direitos Humanos (IADH), responsável também pela premiação que será entregue aos três primeiros colocados na competição.
Serviço
Agenda FIL – Competição Slam 016 – etapas finais
Data: 16 de agosto (sábado)
Horários: 14h (semifinal) e 17h (grande final)
Local: Espaço Ambient de Leitura – 24ª FIL (esplanada Theatro Pedro II)
Gratuito, aberto ao público
A programação completa da FIL 2025 está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com
A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria Estadual da Cultural, Economia e Indústria Criativa, Sesc e Senac.
Sobre a FIL
A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana
Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas.
Instituição Cultural: Sesc e Senac
Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 – Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC – Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultura, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão – Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário