A sala principal do Theatro Pedro II ficou lotada na tarde de quinta-feira (8/8) para o encontro entre alunos de escolas estaduais de Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo e Batatais, com a romancista Camila Deus Dará, autora da trilogia “Ninho de Fogo”, que está completando uma década do primeiro lançamento. A atividade fez parte da programação do projeto Combinando Palavras na 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto).
“São momentos assim, de encontro com os leitores, que nos motivam ainda mais a escrever. É impressionante ver a participação dos jovens em torno do Combinando Palavras. Muito se fala que as pessoas, especialmente a juventude, não gostam de ler, mas percebemos aqui que sim, os jovens gostam de ler. Eles precisam de oportunidades para isso”, comentou a autora, que nasceu e viveu em Batatais até os 18 anos e começou a escrever em diários, até saltar para blogs, e-books e os livros físicos. “Adoraria ver a adaptação dos meus livros para o cinema, é o sonho de todo autor”, respondeu Camila ao ser perguntada se suas histórias renderiam bons filmes. Parte do desejo da autora foi realizado por alunos da E. E. Cândido Portinari, de Batatais, que apresentaram um storyboard para a obra “Quero minha chave de volta”, com direito a destaque fictício no catálogo da Netflix e tudo.
A obra de Camila Deus Dará ainda ganhou vida no palco do Pedro II por meio de declamações, jograis, desenhos, colagens e dança. Uma oportunidade para jovens cheios de sonhos idealizarem uma vida repleta de arte pela frente. “Eu nunca tinha subido em um palco antes, ainda mais diante de tanta gente, pois sempre fiz números de dança em apresentações da escola. Estava nervosa no começo, mas foi uma experiência muito boa, algo que eu quero fazer mais vezes”, disse Sofia Alarcon Coelho, 14 anos, da E. E. Vicente Teodoro de Souza.
O projeto
Neste ano, o Combinando Palavras realiza 17 encontros entre os alunos e 11 autores brasileiros: Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil homenageada pela FIL), Fernando Anitelli, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Júlio Emílio Braz, Natasha Felix, Márcia Kambeba, Luiz Puntel, Ana Luiza Gentil, Camila Deus Dará e Antonio Prata. O bate-papo com os escritores estão agendados para o Theatro Pedro II, Teatro Municipal, Teatro do Sesi e anfiteatro do Colégio Cervantes, em Ribeirão Preto; Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio; Teatro do Sesi, em Franca e Theatro Carlos Gomes, em São Simão. O último encontro acontece nesta sexta-feira com o autor Antonio Prata, na sala principal do Theatro Pedro II.
Durante as atividades, destinadas exclusivamente ao público escolar previamente agendado, os estudantes apresentam suas percepções a respeito das obras lidas e têm a oportunidade de mostrar os trabalhos que desenvolveram a partir da temática do livro trabalhado, além de conversar com os autores sobre suas histórias, personagens, ambientes, construção do texto, inspirações e outras questões literárias. “O maior traço de sucesso do Combinando Palavras é esse encontro entre estudante e autor, com a apresentação das manifestações artísticas produzidas a partir dos livros lidos, que revelam a profundidade do projeto”, comenta Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da FIL.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc
Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.
Sobre a FIL
A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário