Peça teatral educativa propõe conscientização a futuros motoristas

Com a proposta de transformar a educação no trânsito brasileiro, oprojeto teatral “BIBI – uma Divertida e Educativa História para Motoristas” realiza sua primeira temporada por cidades do interior do Estados de São Paulo e Minas Gerais. As atividades começaram em São Joaquim da Barra (SP) nos meses de agosto e setembro e, desde a última segunda-feira (9), a trupe passa por Uberaba (MG), onde se apresenta até a próxima quarta-feira (11), de forma gratuita, para estudantes da rede pública. As escolas municipais Reis Junior e Profa Esther Limirio Brigagão foram as primeiras a receberem o projeto. Na sequência, a unidade  atendida  é a Escola Municipal Maria Carolina Mendes (10), às 8h e às 14h e no dia (11), é a vez da Escola Municipal Totonho de Morais, às 8h.  

Utilizando a ficção como fio condutor, a peça teatral aborda as regras para uma melhoria na educação do trânsito, que devem ser seguidas por motoristas, ciclistas e pedestres. Trata-se de uma abordagem leve e divertida, com duração aproximada de 30 minutos e voltada a estudantes dos ensinos fundamental 1 e 2.

André e Marcos de Castro, idealizadores do projeto, explicam que a intenção é levar este assunto para alunos de escolas públicas, utilizando a linguagem do teatro infantil para apresentar algumas leis de trânsito que estruturam a segurança nas ruas, como uso da faixa de pedestre, cinto de segurança obrigatório, o respeito aos semáforos, além do significado de algumas placas e da faixa exclusiva  de bicicletas.

A peça narra as aventuras de dois viajantes, interpretados pelos atores Ana Brisa Tamaso e Edinho Souza, e traz a personificação da Kombi Bendita, a Bibi, que através dos efeitos de um técnico de som, o músico Pedro Barrionovo, responde aos protagonistas por meio de sons de buzina, ruídos e barulho do motor.

O objetivo desta peça teatral é propiciar uma linha educativa capaz de despertar uma nova conduta para o trânsito”, explica André de Castro, idealizador e produtor da Gêmeos do Cinema. “Queremos levar para as crianças uma conscientização em relação ao trânsito, porque eles serão os futuros motoristas nas ruas do nosso país”, acrescenta.

A cada apresentação, os estudantes interagem com o elenco e têm a oportunidade de aprender noções e regras de trânsito, de maneira simples e divertida.

Segundo André e Marcos de Castro, essa temporada do projeto Bibi tem tido excelente aceitação dos estudantes. A intenção é que a produção se torne um projeto permanente. “Temos o compromisso de não só fazer cinema e projetos audiovisuais, mas também trabalharmos com propostas socioeducativas e acessíveis para que possamos levá-las para dentro das escolas públicas, propiciando entretenimento e informação de qualidade”, destaca.

Depois de Uberaba, o destino da Kombi Bendita – Bibi é a cidade de Barrinha (SP), por onde o projeto se apresenta entre os dias 17 e 19 de outubro, respectivamente nas escolas municipais Eva Barroso, Elza Pavan e Duarte Nogueira, em duas sessões: às 8h e às 14h.

A peça teatral é uma realização do Ministério da Cultura (Governo Federal) – através do PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura, Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e da produtora Gêmeos do Cinema, coordenada pelos irmãos gêmeos André de Castro e Marcos de Castro. Conta com patrocínio das empresas Usina São Francisco, Usina Santo Antônio, Native Produtos da Natureza e Usina Alta Mogiana e apoio Cia Vovó Cachola e Terra Incentivos Fiscais.

SERVIÇO:
O que: Apresentações da peça teatral   “BIBI – Uma Divertida e Educativa História para Motoristas” em escolas municipais


Agenda de apresentações

Uberaba/MG

09/10 (segunda-feira)
8h –
Escola Municipal Reis Junior
14h – Escola Municipal Profa Esther Limirio Brigagão

10/10 (terça-feira)
9h e 14h
–  Escola Municipal Maria Carolina Mendes

11/10 (quarta-feira)
8h
– Escola Municipal Totonho de Morais

Barrinha/SP

17/10 (terça-feira)

8h – Escola Municipal Eva Barroso

18/10 (quarta-feira)
8h e 14h
–  Escola Municipal Elza Pavan

19/10 (quinta-feira)

8h e 14h – Escola Municipal Duarte Nogueira

Sobre a Produtora Gêmeos do Cinema

Fundada em 2011, a produtora audiovisual e cultural é especializada em gestão cultural e em projetos de leis de incentivo, de fomento direto e indireto, nas esferas municipal, estadual e federal. É também pesquisadora cinematográfica, crítica mainstream e produtora cinematográfica (roteiro, produção, produção executiva, direção, edição e atuação), para ficção e documentário, curtas ou longas-metragens.

No segmento audiovisual, a produtora assina 14 curtas metragens, 05 longas metragens (3 finalizados, 1 em produção e 1 em pré-produção) e duas séries de seis episódios. Atua com cursos sobre leis de incentivo à cultura e de cinema, realiza cineclubes, produção teatral e produção musical. A Gêmeos do Cinema também realiza assessoria para instituições do segundo e terceiro setor para projetos incentivados com recursos públicos, como museus, fundações e produtoras e, semanalmente, faz comentários de cinema para a rádio CBN. Mais informações em www.gemeosdocinema.com.br


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *