Serrana prestigia 92 famílias italianas em Festival Gastronômico de San Genaro

Histórias como “meus avós vieram da Itália em um navio. Meu tio morreu e teve que ser jogador ao mar” é comum entre as 92 famílias que serão homenageadas no 4º Festival Gastronômico de Serrana (SP), que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro de Eventos da Igreja São José. Histórias de superação e união de famílias que fugiam da guerra, da fome e queriam encontrar um lugar em que pudessem sobreviver juntos. O idealizador de tudo isso tem nome e sobrenome. Danilo Barbieri é padre, professor universitário do curso de História (com mestrado e doutorado pela Faculdade Gregoriana de Roma), descendente de italiano e quem está escrevendo o livro “Do Norte da Itália à América desconhecida”.

Imigrantes chegavam de navio, geralmente fugindo da guerra e da fome

“Meu objetivo sempre foi reunir a cultura da minha família e mostrá-la para todos. Nossa conversa alta, nossa forma de cozinharmos juntos, nossa alegria e da nossa fé. Com isso, fiz um mapeamento das famílias italianas que moram em Serrana e chegaram aqui de 1891 a 1920, quando são criadas as duas usinas – da Pedra e Martinópolis – e com isso chegaram à mão-de-obra, os italianos”, explica o padre e historiador.

A cada 100 brasileiros cerca de 15 são descendentes de italianos e esse número é ainda maior em algumas regiões. Em Serrana, interior do Estado de São Paulo, cidade com 45 mil habitantes, existem 92 sobrenomes italianos, de famílias que vieram no Norte da Itália, de 1891 a 1920. Histórias de um povo que deixou a Europa em navios e enfrentou muita dificuldade na terra de Cabral. Para regatar a história e a cultura desses ítalo-brasileiros, a cidade de Serrana, junto com a igreja católica, realizará o “4º Festival Gastronômico Italiano”, que acontecerá, neste final de semana, nos dias 29,30 e 31 de agosto, no Centro de Eventos da Matriz São José. O evento terá muita música, dança, comida, missa rezada em italiano e histórias de um povo que ajudou na construção de tudo o que é visto hoje.

Padre Danilo conseguiu o registro da festa do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Apenas outras 3 cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto têm esse registro com suas festas italianas: Batatais, Brodowski e Santa Rita do Passa Quatro.

Padre Danilo Barbieri, organizador do evento e autor do livro “Do Norte da Itália à América desconhecida,” que deve ser lançado em breve

Com preços populares, a festa traz um espaço dedicado para toda a família. Na programação haverá mais de 50 opções de comida italiana, que vão desde as mais variadas massas até doces e vinho. E você tem sobrenome italiano? Veja se o sobrenome da sua família é um dos que chegaram até Serrana, entre os anos de 1891 e 1920. Eles serão homenageados em um telão com fotos das famílias.

Veja sobrenomes homenageados:
Andreassa
Antoniassi
Barbieri
Baricalla
Bedinelo
Bertanholli
Bessa
Biagi
Borim
Bugnolo
Buzanello
Camperoni
Capitelli
Careçato
Carnaval
Cattim
Cavalheiro
Cedrinho
Ciodoni
Console
Contiliani
De Meo
Delmônico
Duzzi
Fabris
Farina
Fugliaci
Galante
Gerolimi
Gallo
Garavazzo
Gerolimi
Gilioli
Giolo
Giotto
Guido
Gobbo
Leighe
Leonel
Manfrim
Marcolino
Marini
Mechia
Montagnane
Montanari
Pacolla
Pascoalato
Passilongo
Pelá
Peron
Pinhanelli
Purcini
Rastelli
Registro
Ricci
Rissi
Rizotti
Sacomani
Sangaletti
Santarelli
Sartori
Scarpini
Sertório
Silvestre
Sinastri
Terzariol
Titoto
Tomazzini
Uzuelle
Valdevite
Zagatti
Zavanella

Festa de San Genaro – Serrana/SP
Local: Salão de Eventos da Matriz São José
Endereço: Rua Victorio Valdevite, 300
Quando: 29, 30 e 31 de agosto
Horário: a partir das 19h
Missa rezada em italiano: 20/08 (sábado), às 19h. Depois segue a festa.
Entrada: gratuita


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *