Agentes Comunitários de Saúde de Serrana concluemcurso técnico do programa ‘Saúde com Agente’

18 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias de Serrana, acabam de concluir o Programa Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O programa ‘Saúde com Agente’, foi criado para apoiar os estados e municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários, cumprindo, assim, o compromisso em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O programa é o maior do País quando se fala em formação técnica na área da saúde no formato hibrido, metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada.

Em Serrana, a formação foi no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração de 10 meses. Cada agente recebeu ao final do curso uma mochila, um colete de identificação e um oxímetro para dar suporte nos procedimentos e atendimentos domiciliares.

A preceptora dos alunos em Serrana foi a enfermeira da UBS – Unidade Básica de Saúde “Dario José Rodrigues” Lilian Carla de Jesus e contou com apoio da Coordenadora da Atenção Primária do município, a enfermeira Mariângela Carleti Queluz e da Coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Glenda Renata de Moraes.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Guilherme Montanari, a iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.

“O Programa reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas,” explica o secretário.

O Prefeito Léo Capiteli concorda que o intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento, ampliando assim o acolhimento e a humanização aos usuários do SUS de nosso município.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *