Carreta Furacão é proibida de usar personagem ‘Fonfon’, inspirado no boneco Fofão

Uma ação movida pela família de Orival Pessini, criador do Fofão que morreu em 2016, resultou na proibição da Carreta Furacão de se apresentar com o personagem FonFon. O personagem da Carreta Furacão é inspirando em Fofão, sucesso infantil dos anos 80 e 90, no programa Balão Mágico, exibido pela Rede Globo. Quem move a ação é a Agência Artística S/C Ltda, empresa administrada por Pedro Vasen Pessini. O empresário é filho de Orival Pessini.

 

O Tribunal de Justiça de SP reconheceu o uso indevido do personagem e conduta ilícita por parte da empresa de eventos.

A decisão também manda que a Carreta Furacão pague R$ 70 mil de indenização por danos morais à família de Orival Pessini.  A decisão da 2ª Câmara de Direito Privado foi tomada na última sexta-feira (4), e também estabelece a remoção de peças publicitárias feitas pelo McDonalds com Fon-fon. O McDonalds ainda não se pronunciou sobre a publicidade feita com o personagem.

Em sua defesa, a Carreta Furacão argumentou que FOnFon é um dos personagens mais queridos pelo público e teria surgido como uma caricatura de Fofão, podendo ser considerado uma paródia.

Segundo o desembargador José Carlos Ferreira Alves, “O criador do personagem Fofão já tinha declarado não desejar que seu personagem fosse utilizado para outra finalidade que não fosse o entretenimento do público juvenil e por desejo seu, as máscaras e trajes do personagem foram destruídos após o óbito de seu criador”, apontou.

“Uma vez demonstrada a utilização indevida com a modificação não autorizada pelo autor da obra, a conduta ilícita já está caracterizada, sendo o dano dela decorrente presumido”, completou o relator do caso.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *