O Instituto Estre está realizando atividades teóricas e práticas sobre a coleta seletiva e reciclagem para 100% dos colaboradores do Sesc Ribeirão Preto. As ações, que visam reforçar a importância de como separar, armazenar e dar o destino correto aos resíduos recicláveis, estão sendo realizadas pelas educadoras ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) Guatapará, em parceria com o programa da instituição “Lixo Menos é Mais”.
Duas turmas passaram pela capacitação, nesta quarta-feira (11), e outras duas ocorrerão na quinta-feira (12), das 11h às 12h e das 14h às 15h, na sede do Sesc, localizada na rua Tibiriça, 50, no Centro da cidade.

A iniciativa, que faz parte da programação do instituto no mês do Meio Ambiente, leva aos participantes informações sobre a rota da coleta seletiva em Ribeirão Preto, que acontece das seguintes maneiras: coleta porta a porta – realizada pela Estre Ambiental – Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), Ecopontos instalados pela prefeitura e por empresas privadas, além de coletores autônomos.
Para a gestora do CEA Guatapará, Gabriela Castro Alves, o trabalho em parceria com o Sesc é de grande importância para a educação ambiental da cidade.
“Poder falar sobre a coleta seletiva e a reciclagem com os colaboradores do Sesc é fundamental para que, cada vez mais, a população em geral se conscientize e seja multiplicadora do descarte correto dos resíduos que podem ser reaproveitados ou transformados em novos produtos.”

Segundo Patrícia Martins Domingos, integrante da comissão do programa “Lixo Menos é Mais”, as ações realizadas, em parceria com o Instituto Estre, são interligadas com o objetivo do programa.
“É um parceiro que nos ajuda com sensibilização do nosso público interno para questões de educação ambiental, conclui”

Serviço:
Mês do Meio Ambiente Instituto Estre / Sesc Ribeirão Preto
Datas: 11 e 12 de junho
Horários: das 11h às 12h e das 14h às 15h
Local: Sesc Ribeirão Preto – Rua: Tibiriça, 50 – Centro
Sobre o programa Lixo Menos é Mais
Com o propósito de promover a redução da geração, a reutilização e a destinação responsável dos resíduos gerados no Sesc, o programa tem implantado ações operacionais, de infraestrutura, logística, educativas e de comunicação. Esses processos acontecem com constante diálogo, revisão de práticas de consumo, aproximação de parceiros e sensibilização dos diferentes públicos, internos e externos.
Por que “menos é mais”? Porque quanto menos resíduos mais simples será o sistema de descarte, acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento e destinação. Menos resíduos significa menos desperdício de energia e bens naturais, mais ambiente conservado, mais limpeza, mais saúde e mais qualidade de vida.
Seguindo o princípio dos 3Rs – Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos – o Programa busca a revisão do consumo e do desperdício de materiais em todas as ações do SESC no Estado de São Paulo.
Sobre o Instituto Estre
Fundado em 2006, o Instituto Estre (IE) de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Interesse Público mantido pela Estre Ambiental. Nosso objetivo é fortalecer a educação ambiental e o diálogo dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil, com o engajamento e conscientização da sociedade como um todo.
Atualmente, contamos com dois Centros de Educação Ambiental: Guatapará (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Segundo o último relatório do instituto, divulgado em 2024, mais de 24 municípios do interior de São Paulo e da Grande Curitiba estiveram envolvidos em nossos projetos. Foram mais de 38 mil pessoas mobilizadas em 330 atividades. Saiba mais em nossa página no Instagram @institutoestre e pelo site institutoestre.org.br, que disponibiliza acesso ao acervo composto por cadernos de oficina, livros, livretos temáticos, artigos e publicações. Basta acessar a categoria, no topo da página, “Acervo”.
Deixe um comentário