A fila de espera para consultas de especialidades médicas e exames é uma das principais reclamações dos usuários do SUS-Sistema Único de Saúde em Serrana. O que muitos não percebem, porém, é o impacto causado pelo alto índice de pacientes que agendam atendimentos e não comparecem, sem avisar a unidade de saúde.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as ausências chegam a 30% nas consultas da Policlínica Central e a 20% nos exames realizados pelo AME-Ambulatório Médico de Especialidades, em Ribeirão Preto, para pacientes do município.
Para conscientizar a população, a secretaria da Saúde divulgou nesta semana um vídeo nas redes sociais reforçando a importância de avisar com antecedência quando não for possível comparecer ao atendimento. Dessa forma, a vaga pode ser repassada a outro paciente da fila de espera.
Impactos na fila e nos cofres públicos
De acordo com a Secretaria de Saúde, a ausência sem justificativa atrasa o andamento das filas e gera prejuízos financeiros à Prefeitura. Isso porque, mesmo sem a realização do atendimento, os custos são mantidos e não há tempo hábil para oferecer a vaga a outro paciente.
A Policlínica Central, que conta atualmente com 14 especialidades médicas e estrutura de alta qualidade, poderia atender mais pessoas se não houvesse tantas faltas. “Tudo isso acaba sendo desperdiçado pela falta de responsabilidade de quem não se preocupa com o próximo, destacou o órgão municipal.
Deixe um comentário