Serrana entrou, definitivamente, no grupo de municípios que fazem parte da Rota Padre Donizetti, o mais novo circuito turístico da região, criado para interligar as cidades de Serrana, Serra Azul, São Simão e Santa Rosa de Viterbo à cidade de Tambaú.
O lançamento da nova rota dos Peregrinos de Padre Donizetti, aconteceu no último dia 8 de junho, com a inauguração de um monumento construído ao lado da Igreja Matriz de Serrana.
A iniciativa da inclusão de Serrana à rota dos Peregrinos de Padre Donizetti, foi da funcionária pública e devota, Carla Chavans. Ela conta que em 2016 um amigo estava muito doente no hospital. Foi quando ela teve a ideia de chamar alguns amigos para fazer uma peregrinação até a cidade de Tambaú, com o objetivo de pedir uma intercessão ao Padre Donizetti, em favor ao amigo hospitalizado.
“Dois dias depois, meu amigo recebeu alta do hospital e a filha o levou na missa do domingo no Santuário do Padre Donizetti, em Tambaú, pegando a gente de surpresa”, conta Carla, que atribui o fato a uma graça permitida pelo Padre Donizetti. “Depois dessa, já fizemos mais duas peregrinações para pedir em favor de cura de mais duas pessoas, uma em 2017 e a outra em 2018. Foram peregrinações que, além da causa em comum, também foram motivadas por interesses e necessidades individuais de cada um”, conta.
“Esse trajeto pode ser feito de várias formas: a pé, de bicicleta, de moto, a cavalo ou até mesmo de carro”, explica Orlando Ferreira do Nascimento, membro da comissão de criação e gestão da rota.
“Quando percebemos que seria interessante Serrana fazer parte da rota que levaria os peregrinos para o Santuário do Padre Donizetti, em Tambaú, procuramos a prefeitura para solicitar ajuda na implantação de sinalizações, no que fomos prontamente atendidos. Depois conseguimos unir algumas pessoas que já estavam acostumadas a fazer grandes caminhadas, a pé ou de bicicleta, para ajudar nos levantamentos do percurso, escolhendo os caminhos que pudessem proporcionar uma conexão com o meio ambiente”, continua Orlando, que também fala sobre os benefícios que comércio local ganha com a passagem dos peregrinos pela cidade. “Restaurantes, hotéis, lanchonetes, enfim, todos os seguimentos comerciais podem se beneficiar da presença dos peregrinos que passam por aqui e deixam um pouco de dinheiro antes de irem embora”, finaliza.
A rota traçada pela comissão possui um trajeto de 105 km, contados a partir do ponto de partida, na Praça da Matriz em Serrana. A cada 2 km, existe uma sinalização informando o percurso restante.

A comissão organizadora da Rota dos Peregrinos do Padre Donizetti em Serrana é formada por: Carla de Cassia Pereira Chavans, Orlando Ferreira do Nascimento, André Angelo da Silva Lucena Poiares, André Luiz Rodrigues, Antônio Aloisio Rodrigues, Adilson Aparecido da Silva, Alcides Roberto da Silva Ramos, João Pereira Vidal e Elvis Olivio Miranda.
Primeiro grupo a percorrer a nova rota foi formado apenas por mulheres

Quatro dias após a inauguração da nova rota dos Peregrinos de Padre Donizetti, em Serrana, um grupo composto por oito mulheres resolveu estrear o percurso.
Lideradas por Carla Chavans, o grupo contou com a participação das peregrinas Maria Donizete Carvalho, de 65 anos, e Aparecida Marcolino, de 71 anos, além de Fernanda Vieira, Giovânia Gomes, Ângela Maria Nunes, Ana Cláudia Aguiar Vilela e Marta Rosângela da Silva.
O grupo carregava um cajado contendo 200 fitas que representavam os pedidos de intercessão ao Padre Donizetti.
A caminhada durou três dias.

Deixe um comentário