AAcademia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), mobiliza a campanha SOS Sarti em prol da Scuola Comunale Di Musica Giuseppe Sarti, sediada em Faenza, no norte da Itália, região atingida por fortes chuvas durante o mês de maio. A ação foi lançada nesta quarta-feira (14/6), durante o espetáculo musical da Alma, no Theatro Pedro II.
Tradicional no ensino musical, a instituição italiana perdeu instrumentos e acervo em decorrências das enchentes. Em apenas 36 horas, a região onde a escola funciona, recebeu uma quantidade de chuva que estava prevista para ocorrer em seis meses. Com o desastre, 13 pessoas foram mortas em Emilia-Romagna. Além disso, foram bilhões de euros em danos, o que afetou a agricultura da região. Segundo registros jornalísticos, a região teve 300 deslizamentos de terra, 23 rios transbordados e 400 estradas danificadas e algumas destruídas, além de 42 municípios inundados. A associação agrícola Coldiretti contabilizou mais de 5 mil fazendas inundadas na região, incluindo o Vale das Frutas e campos de milho e cereais.

A escola Giuseppe Sarti é parceira da Alma de longa data e uma das realizadoras, junto com a USP, do tradicional festival “Fiato al Brasile” (Um Sopro de Brasil). Trata-se de um evento dedicado à partilha de conhecimentos e de valores culturais, sociais e artísticos entre Itália e Brasil, que recebe diversos estudantes e professores de música, brasileiros e italianos, além de artistas convidados
“A Scuola Comunale Di Musica foi castigada pela inundação, perdendo todos os instrumentos de música. Nós temos a responsabilidade e a imensa vontade de ajudar, não a cidade em si, mas a escola que foi praticamente destruída. Os alunos estão sem poder fazer aquilo que mais amam, que é a música”, destaca a presidente da Alma, Dulce Neves.
Tradicional no ensino musical na Itália, a Scuole Comunale Di Musica Giuseppe Sarti, tem seus primeiros registros em 1563, ao lado das escolas de gramática e ábaco (antigo instrumento de cálculo). O objetivo da instituição é educar os jovens ensinando noções gerais da música, com foco nos instrumentos de sopro e madeira. Recentemente, contava com 450 alunos distribuídos em 51 cursos, administrados por 40 professores.
Dulce Neves relembra que a escola já sofreu uma devastação durante a Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída graças à intervenção do ENAL (Entidade Nacional de Apoio ao Trabalhador). A presidente da Alma destaca que qualquer colaboração é bem-vinda. “Todo o valor arrecadado será encaminhado à escola para a aquisição de novos instrumentos. Essa será a nossa contribuição, pois sentimos essa responsabilidade como instituição parceira e amiga da escola”, completa.
As doações podem ser feitas através de PIX, em qualquer valor, para academialivredemusicaseartes@gmail.com
Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Deixe um comentário