Universidade Aberta de Serrana completa 15 anos

Há 15 anos serrana conquistava a oportunidade de democratizar e interiorizar o ensino superior, oferecendo acesso gratuito a cursos de grandes instituições de ensino, melhorando e tornando possível a formação de professores e, ao mesmo tempo, facilitando a oferta de estudo para todos. Essa oportunidade chegava através da implantação de um Polo UAB- Universidade Aberta do Brasil, na cidade.

O Sistema UAB, que conta com cerca de 600 polos em todo o país, é um dos maiores projetos de democratização do Ensino Superior público, gratuito e de qualidade do mundo. Em Serrana sempre foi coordenada pelo professor Fernando Reis e já formou cerca de 4 mil alunos em cursos profissionalizantes, de graduação e de especialização, todos na modalidade a distância. Em Serrana, os primeiros cursos oferecidos foram através da Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ. Nos anos seguintes, Serrana chegou a receber ofertas de cursos da UFSJ, UNIFEI, UNIFAL, UNB, UNIFESP, UFJF e Centro Paula Souza.

Instalado em prédio próprio cedido pela prefeitura ao lado da escola Paulo Betarello, o Polo UAB de Serrana atende a estudantes de diversas cidades da macrorregião de Ribeirão Preto, com uma população estimada em 2 milhões de habitantes. Esse número justifica a oferta de cursos de graduação, especialização e técnicos profissionalizantes nas mais diversas áreas. “Contamos atualmente com dois laboratórios de informática com vinte e cinco computadores cada, biblioteca, sala de reuniões e de aulas e outras dependências”, conta o coordenador Fernando Reis.

“Nesses 15 anos de atividades sempre tivemos apoio da administração municipal atual e das anteriores”, destaca Fernando. “Em 2023 a prefeitura nos enviou 50 novos computadores para substituir os que tínhamos e que estavam obsoletos”, disse.

Para fortalecer a ocupação do Polo UAB de Serrana, que teve uma queda na oferta de cursos com a chegada da Pandemia e fazer valer tanto o investimento em equipamentos como em profissionais, bem como cumprir com o objetivo da gestão municipal em oferecer para a população cursos de formação profissional, o Polo UAB de Serrana tem buscado outras parcerias, como os cursos da UNIVESP-Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e parcerias com as secretarias municipais para a formação de servidores públicos. Recentemente foram oferecidos cursos de Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR e pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM, que também iniciará este semestre uma pós-graduação na área de Ciência.

Fernando explica que o sistema transforma vidas através do conhecimento porque são pessoas que antes não teriam possibilidade de cursar o ensino superior. “De repente, essas pessoas terminam o ensino superior, são aprovados em concursos públicos. São servidores públicos que estão no mestrado, no doutorado”, explica.

Segundo Fernando Reis, nos últimos quatro anos do Governo Federal, as ofertas de cursos caíram em número e seguimento, mas agora o Ministério da Educação através da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, está aumentando gradativamente essa oferta em graduação e pós-graduação, sinalizando que em breve novos cursos devem ter vagas abertas em nossa região através do Polo UAB Serrana.

“Como gestor e profissional da área penso não só na educação de nossas crianças, mas também no ensino de qualidade para nossos jovens e adultos”, finaliza Fernando Reis, que acaba de ser confirmado mais uma vez como coordenador da Universidade Aberta de Serrana.

De frentista a professor de matemática. A história de Alexandre Russi

Aos 30 anos Alexandre resolveu que queria mudar de vida e realizar o sonho de se tornar professor. A UAB de Serrana foi o caminho.

Em 2010 o então frentista de posto de gasolina em Serrana, Alexandre Russi, viu a possibilidade de mudar de vida quando resolveu prestar o vestibulinho da UAB-Universidade Aberta de Serrana. No ano seguinte, já matriculado, ele já começava a trilhar um novo caminho em sua história como um dos alunos mais dedicados e disciplinados da sua turma.

Passados 13 anos desse primeiro passo, o agora professor de matemática Alexandre Russi diz olhar para traz com muito orgulho e gratidão. Orgulho por ter chegado onde chegou e gratidão pela existência de uma entidade que possibilita pessoas sem condições financeiras de pagar por uma universidade, estudar e mudar de vida. Gratidão também pela ajuda e incentivo recebidos da esposa Francine, que segurou a barra e praticamente pagou as contas da casa sozinha durante o período em que ele teve que largar o emprego para estagiar por um salário de R$ 600, que mal dava para pagar o aluguel da casa em que moravam.

Alexandre conta que foi pai muito novo, aos 17 anos e que por isso precisou parar de estudar e firmar no trabalho. Quando entrou na universidade, Alexandre já tinha 30 anos e se formou com 34. “Foram quatro anos difíceis”, conta. “Para complementar a renda, eu arrumei serviço em uma empresa de Segurança em São Paulo. Quando tinha que comparecer aos congressos promovidos pela universidade, sem dinheiro eu apelava para carona”, conta.

Atualmente, Alexandre divide o seu tempo lecionando matemática entre a ETEC Angelo Cavalheiro, em Serrana, a ETEC José Martimiano da Silva, em Ribeirão Preto e a Escola Estadual Neuza Maria do Bem, também em Serrana. Mesmo com tanta correria, Alexandre ainda encontra tempo para fazer mais uma pós graduação em gestão. Ele já fez pós graduação e licenciatura em matemática e especialização em Filosofia pela Universidade de Brasília. Tudo através da UAB Serrana.

Quando fez o vestibulinho para entrar na universidade, em 2010, Alexandre não tinha computador e confessa que nem afinidade com o equipamento. Hoje ele conta em seu currículo com 12 cursos ligados a área da tecnologia. Alexandre, que está fazendo mais uma pós graduação atualmente, acredita na Educação como fator de transformador de vidas. “Com vontade e disciplina, qualquer um pode alcançar seus objetivos”, finaliza.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *