Instituído por lei como o mês da amamentação, o Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e continuado até dois anos ou mais, como recomenda o Ministério da Saúde. A campanha também busca ampliar a rede de apoio para que mais mulheres possam atravessar a fase com segurança e tranquilidade.
Em Franca, o Hospital Regional, da Hapvida, possui uma Sala de Ordenha e um Posto de Coleta de Leite Humano, espaço acolhedor e disponível 24 horas para colaboradoras e pacientes. O local também funciona como ponto de doação de leite materno, vinculado ao Banco de Leite da cidade, e desempenha papel fundamental no atendimento de bebês prematuros e de baixo peso.
“O leite humano doado é essencial para recém-nascidos internados que muitas vezes não podem ser alimentados pela própria mãe. Cada gota faz a diferença e salva vidas. Além disso, oferecemos um ambiente seguro e privativo para que as mulheres possam realizar a ordenha com conforto”, destaca Gabriele Junqueira, supervisora de Nutrição Hospitalar do Hospital Regional de Franca.
Como doar?
As mães interessadas em doar devem apresentar documento de identificação, carteirinha de pré-natal e de vacinação atualizada, além de exames compatíveis com a doação. O hospital também orienta sobre a higienização e o uso dos frascos adequados para armazenamento do leite.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3711-3139, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Já a sala de ordenha funciona 24 horas dentro do Hospital Regional de Franca na Rua Dr. Fernando Faleiros de Lima, 2233.
Campanha
O Agosto Dourado simboliza o compromisso global com a saúde infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu como meta que, até 2025, pelo menos 50% das crianças sejam amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida. O Brasil, por sua vez, definiu o objetivo de atingir 70% de aleitamento materno exclusivo até 2030, como parte das estratégias para reduzir a mortalidade infantil.
Deixe um comentário