Com a proximidade das chuvas intensas, aumentam os criadouros do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, os casos confirmados de dengue. Para evitar que ocorra a proliferação da doença, atitudes simples no dia a dia, como descartar os resíduos de forma correta, a prática da coleta seletiva e a educação ambiental, são fundamentais para o combate à doença.
Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, houve queda de 49% dos casos confirmados de dengue, em comparação com o mesmo período do ano passado. Do início deste ano até o último dia 5, foram confirmados 21.479 casos, enquanto em 2024 foram 46.612.
Segundo a Administração Municipal, a redução no número ocorreu devido às ações preventivas durante todo o ano, como arrastões, nebulizações e fiscalizações contra o descarte irregular de resíduos. Ao todo, nos 10 primeiros meses de 2025, foram recolhidas aproximadamente 300 mil toneladas de resíduos descartados em locais proibidos.

“É preciso que ocorra a sensibilização de toda a população, de que jogar um copinho que seja ao ar livre, além de não ser uma prática correta que prejudica o meio ambiente também pode ocasionar um problema de saúde pública. Com as chuvas, o acúmulo de água em objetos descartados de forma incorreta os transforma em criadouros do mosquito. Por isso, todos temos que contribuir e multiplicar a importância da conscientização e educação ambiental”, comenta o gerente de operações da Estre Ambiental, Adriano Chaves.
Para que ocorra o descarte correto de materiais que são grandes criadouros do mosquito da dengue, é preciso procurar um dos oito ecopontos espalhados por todas as regiões da cidade. Os endereços podem ser encontrados no site oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/recicla/ecopontos).
Sobre a Estre Ambiental
Fundada há mais de duas décadas, a Estre Ambiental é considerada uma das maiores empresas de serviços ambientais do Brasil.
Temos a sustentabilidade como premissa, o que nos diferencia no mercado.
O grupo oferece importantes soluções no gerenciamento de resíduos, tanto para o setor público quanto privado, de forma inovadora, ética e sustentável.
A Estre Ambiental enxerga os resíduos como ponto de partida para uma série de oportunidades ambientais, tecnológicas, econômicas, sociais e comportamentais.

Deixe um comentário