A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) está com inscrições abertas para seu processo seletivo de novos alunos para o segundo semestre de 2025. Até 31 de julho os interessados podem se inscrever gratuitamente. O regulamento completo está no site da escola (https://almarp.com.br/agenda-audicoes) – basta preencher o formulário virtual seguindo as orientações. As vagas são para cursos na área da música e para balé, todos gratuitos, com aulas no Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto.
Para as aulas instrumentais, as opções são para os cursos de clarinete, violino, violoncelo e contrabaixo acústico. Para se inscrever é preciso ter entre 13 e 21 anos. As aulas são individuais, para níveis intermediário e avançado. Para participar da Orquestra Jovem Acadêmica (violino, viola, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trompete, trombone, tuba e trompa) os alunos devem estar na faixa etária de 14 a 30 anos. As aulas são em grupo, para os níveis intermediário e avançado. Há vagas também para a Banda Sinfônica (flauta, oboé, clarinete, fagote, sax alto, sax tenor, sax barítono, trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba), para quem tem entre 14 a 30 anos e nível de conhecimento prático intermediário e avançado. Já a classe coletiva de violino é direcionada para crianças e adolescentes iniciantes, com idade entre 8 e 13 anos.
Na grade de canto, a Alma oferece inscrições para três grupos: coral infantil (9 a 13 anos, iniciante), coral juvenil (14 a 21 anos, iniciante e intermediário), coral adulto (a partir de 22 anos, intermediário, exclusivo para vozes tipo baixo).
A avaliação dos candidatos para os cursos de música será por meio de vídeos, que devem ser enviados até dia 3 de agosto. O vídeo deve ser de três minutos, gravado na horizontal, com execução de peça musical livre e demonstração das habilidades técnicas e artísticas com o instrumento. As exceções são os corais infantil e juvenil, que não têm seleção e os candidatos serão informados por e-mail sobre o dia e o horário do início das aulas. O endereço eletrônico para envio dos vídeos é academialivredemusicaeartes@gmail.com.
Dança
Bailarinas e bailarinos que desejam estudar na Alma também podem se inscrever pelo site da Academia até 31 de julho. Para esta linguagem artística, o processo seletivo é realizado com audição presencial, no dia 1 de agosto, das 18h às 21h, no Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322 – sala multiuso Elydio Antonelli). As vagas são para mulheres e homens com idade entre 14 e 40 anos, com experiência de cinco anos de balé clássico e nível técnico consolidado.
A direção da escola ressalta que o acesso à audição é condicionado ao envio correto de todos os documentos relacionados no site. A audição será uma aula de balé clássico.
“É sempre muito importante o ingresso de novos alunos nos cursos da Alma, mantendo nosso propósito de oferecer condições para o desenvolvimento técnico, artístico e cultural dos candidatos. Estamos com as melhores expectativas em relação aos talentos que vamos receber”, pontua Dulce Neves, presidente da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto.
Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Cutrale, GSInima Ambient, NECTA e Usina Vertente/Tereos; Suíte – Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária – Goiasmaq, Suprir, Grupo Intelli.
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.
Para conhecer mais sobre a Alma, acesse:
www.almarp.com.br
www.facebook.com.br/almaribeirao, www.instagram.com/alma_ribeirao/
Deixe um comentário