O Instituto Estre – CEA (Centro de Educação Ambiental) de Guatapará – realizou, durante a 24ª edição da FIL (Feira Internacional do Livro) de Ribeirão Preto, atividades lúdicas sobre educação ambiental. As ações foram em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias da Cultura e Turismo, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Durante a feira, a programação do instituto ocorreu ao longo de três dias com as contações de histórias: “Zongo, um aventureiro lixo” com o grupo G.U.T.E. e “Reciclando Ideias: a palestra mais improvisada do mundo” com a participação da palhaça Pirombeta. E, por fim, com a oficina “Livro Sensorial: crio e brinco de contar” com Carol Mesquita.

Ao todo, participaram das atividades do Instituto Estre cerca de 150 pessoas, entre alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto e visitantes da feira.

Sobre a FIL
A 24ª edição da FIL, acontece de 15 a 24 de agosto, em diferentes espaços culturais parceiros e públicos, entre eles, a Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II e Biblioteca Sinhá Junqueira. Este ano, o tema escolhido foi “Futuros possíveis: entre linhas e parágrafos”, com programação cultural e literária para todas as idades e com a presença de autores nacionais e internacionais, oficinas, lançamentos, contações de histórias e apresentações musicais.
Toda programação da FIL 2025 está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.
Sobre o Instituto Estre
Fundado em 2006, o Instituto Estre (IE) de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Interesse Público mantido pela Estre Ambiental. Nosso objetivo é fortalecer a educação ambiental e o diálogo dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil, com o engajamento e conscientização da sociedade como um todo.
Atualmente, contamos com dois Centros de Educação Ambiental: Guatapará (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Segundo o último relatório do instituto, divulgado em maio de 2025, mais de 24 municípios do interior de São Paulo, Grande Curitiba e Minas Gerais estiveram envolvidos em nossos projetos.
Foram mais de 155 mil pessoas impactadas, sendo 40.155 diretamente, 30.538 indiretamente e 84.516 por meio das redes sociais. Ao todo, foram realizadas 365 atividades.
Saiba mais em nossa página no Instagram @institutoestre e pelo site institutoestre.org.br, que disponibiliza acesso ao acervo composto por cadernos de oficina, livros, livretos temáticos, artigos e publicações. Basta acessar a categoria, no topo da página, “Acervo”.
Deixe um comentário