Caminhada marca o Dia Internacionaldo Idoso em Ribeirão Preto

O Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, foi lembrado com uma manhã de bate-papo, encontros e atividade física no Parque Dr. Luis Carlos Raya, em Ribeirão Preto, no último domingo (5/10). A Unimed Ribeirão Preto promoveu a “Caminhada Idoso Bem Cuidado”, iniciativa voltada aos participantes do Núcleo de Atendimento Geriátrico – Idoso Bem Cuidado, do Espaço Viver Bem – também aberta à população em geral. A atividade contou ainda com alongamento, conversa e quiz de perguntas com nutricionista, além de dinâmica com psicóloga sobre o olhar para o outro. A ação também contou com mesa de frutas e distribuição de brindes.

Segundo Helena Oliveira, enfermeira do Espaço Viver Bem, a iniciativa busca estimular hábitos saudáveis e convívio social, com pilares fundamentais para o bem-estar. “Nosso objetivo é promover a qualidade de vida, que vai além do cuidado clínico. Envolve criar oportunidades para que as pessoas se movimentem, se conectem e adotem práticas saudáveis que contribuam para a saúde física, emocional e o autocuidado. Por isso, incentivamos a prática de atividades físicas ao ar livre, com momentos de cuidado e integração”, afirmou.

Ela destacou que, mais do que uma ação comemorativa, a manhã foi pensada para fortalecer vínculos e incentivar os participantes a se manterem ativos. “Queremos que eles saiam daqui mais motivados. O envelhecimento traz desafios, inclusive psicológicos, e momentos como este ajudam a promover o bem-estar social, físico e mental. É gratificante ver como essas atividades impactam positivamente a vida deles”, completou.

Movimento que inspira: histórias de quem não para

“Começar e não desistir.” Foi com essa frase que a aposentada Márcia de Paula Capato, de 75 anos, resumiu a motivação que a levou à Caminhada Idoso Bem Cuidado. “O importante é começar e não desistir. Às vezes, dá preguiça, mas temos que nos esforçar”, disse a aposentada que estava acompanhada pelo marido Antônio Felipe Capato. Moradora de Jardinópolis, Márcia destacou a integração entre os participantes como o ponto alto do evento. “Sempre é bom nos movimentarmos e interagirmos com as pessoas”. Segundo ela, a atividade física é prioridade em sua rotina. “Faço exercício duas vezes por semana com o grupo de idosos em Jardinópolis, uma vez por semana no Espaço Viver Bem e ainda tem mais um dia para trabalhar a cabeça lá. Nós não podemos parar – é parar e enferrujar”, brincou, com muito bom humor.

O marido, também aposentado, compartilha da mesma disposição. “Acho a atividade física importantíssima. Já fui atleta, participava de corridas de longa distância, mas mesmo depois de parar com as competições, nunca deixei de me exercitar”, contou Antônio que adapta a rotina de exercícios conforme o dia. “Depende da semana, mas sempre que posso faço as atividades na minha cidade, caminhando. Prefiro deixar o carro em casa, ponho a mochila nas costas e vou embora. O coração é um músculo, tem que exercitá-lo sempre”, reforçou. Para quem diz não ter tempo, ele é direto: “Tempo é questão de prioridade. Dá para se exercitar em qualquer lugar, até dentro do ônibus. Outro dia mesmo estava de pé no ônibus e aproveitei para fazer alguns exercícios. Quem quer, dá um jeito.”

Edna Silva Massumoto, de 72 anos, participou pela primeira vez da caminhada e também reforçou a importância de manter o corpo e a mente em movimento. “É importante por causa do exercício físico e mental. Isso me ajuda bastante no meu dia a dia”, afirmou. Ela aproveitou para deixar um incentivo aos que ainda não têm o hábito de se exercitar. “Sempre dá para arranjar tempo. Isso é desculpa de quem não quer fazer. Uma caminhada já vale – meia hora por dia faz toda a diferença.”

Animada com o evento, Edna elogiou o formato ao ar livre. “Achei gostoso porque interagi com outras pessoas e com quem estava caminhando aqui no parque. É um novo lugar que conhecemos e seria ótimo se tivesse mais eventos como esse. Tudo ao ar livre é muito melhor”, concluiu.

A Caminhada Idoso Bem Cuidado integra o conjunto de atividades voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida entre os participantes do programa realizado pelo Espaço Viver Bem, da Unimed Ribeirão Preto. A proposta é, além de incentivar hábitos saudáveis, realizar controle adequado das morbidades, com melhora da funcionalidade e qualidade de vida para os idosos, fortalecendo vínculos e criando oportunidades para que os idosos mantenham corpo e mente ativos, de forma leve e prazerosa.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto oferece aos seus clientes serviços de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a cooperativa  possui serviços próprios para atendimento e também em intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Hospital São Paulo, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação Adulto e Infantil, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimentos, unidades laboratoriais,  ambulâncias e o Centro de Atenção à Saúde (CAS), em Sertãozinho e Santa Rosa de Viterbo, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *