Considerada a principal agenda que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o “VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa” (CIEA) terá em sua programação três projetos realizados pelo Instituto Estre (IE), em parceria com escolas e comunidades de Fazenda Rio Grande (PR) e Guatapará (SP) – cidade a 63 quilômetros de Ribeirão Preto.
O evento acontece de 21 a 25 de julho em Manaus (AM) e são esperados 1,6 mil congressistas de 10 países. Os projetos do instituto selecionados são “IE Composta: ampliando as práticas de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos” e “Tecendo Afetos: costurando Educação Ambiental, Sustentabilidade, Empoderamento Feminino e Economia Circular”, ambos desenvolvidos em Fazenda Rio Grande/PR e “Cadê o lixo que estava aqui? Estudo do meio com as escolas municipais de Guatapará/SP.”

As apresentações ocorrerão nos dias 22 e 23, durante a programação de Comunicações Orais.
Para a coordenadora do IE, Heloize Souza, a seleção dos trabalhos reforça o compromisso do instituto com práticas educativas transformadoras, capazes de articular os desafios da gestão de resíduos sólidos às dimensões sociais, culturais e pedagógicas da sustentabilidade. Além de ser preparatório par a COP30, que acontecerá em novembro deste ano, em Belém (PA).

“Os projetos selecionados retratam experiências concretas, promovendo a Educação Ambiental de forma integrada, participativa e intergeracional. A presença do Instituto Estre neste evento, de grande visibilidade e importância e, que traz previamente discussões que ocorrerão na COP30, representa uma oportunidade de troca e fortalecimento de redes de Educação Ambiental no contexto da lusofonia, reafirmando o papel da educação como estratégia essencial para a construção de sociedades mais justas, sustentáveis e conscientes de seus impactos.”

Sobre o congresso
Ao todo, serão 73 atividades formativas – com 41 minicursos e 32 oficinas – voltadas à troca de experiências, saberes e metodologias em educação ambiental nos países e comunidades lusófonas.
A organização é dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Educação, pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (Redeluso) e pelo governo do Estado do Amazonas.
Para mais informações acesse o site https://www.ealusofono.org/.
Conheça os projetos selecionados do IE:
“IE Composta: ampliando as práticas de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos em Fazenda Rio Grande/PR” relata uma série de oficinas realizadas com professores e alunos da rede municipal, com foco na compostagem doméstica e na valorização dos resíduos orgânicos. A partir de vivências práticas e conteúdos alinhados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o projeto promove a reflexão crítica sobre o consumo, o desperdício e a responsabilidade compartilhada.
Já, o projeto “Tecendo Afetos em Fazenda Rio Grande: costurando Educação Ambiental, Sustentabilidade, Empoderamento Feminino e Economia Circular” apresenta os resultados de uma parceria entre o Instituto Estre e o Instituto Tecendo Afetos (ITEA). A iniciativa alia capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade ao reaproveitamento de resíduos têxteis, promovendo geração de renda, fortalecimento de redes de apoio, economia circular e protagonismo feminino no enfrentamento das questões socioambientais locais.
Por fim, o trabalho “Cadê o lixo que estava aqui? Estudo do meio com as escolas municipais de Guatapará/SP” compartilha a trajetória de uma iniciativa educativa que integra os conteúdos curriculares do 5º ano da rede pública do município. Por meio de atividades lúdicas e investigativas, a proposta estimula estudantes e educadores a refletirem sobre os impactos do consumo e da destinação inadequada dos resíduos sólidos, conectando conhecimento, território e cidadania.
Sobre o Instituto Estre
Fundado em 2006, o Instituto Estre (IE) de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Interesse Público mantido pela Estre Ambiental. Nosso objetivo é fortalecer a educação ambiental e o diálogo dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil, com o engajamento e conscientização da sociedade como um todo.
Atualmente, contamos com dois Centros de Educação Ambiental: Guatapará (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Segundo o último relatório do instituto, divulgado em maio de 2025, mais de 24 municípios do interior de São Paulo, Grande Curitiba e Minas Gerais estiveram envolvidos em nossos projetos. Foram mais de 155 mil pessoas impactadas, sendo 40.155 diretamente, 30.538 indiretamente e 84.516 por meio das redes sociais. Ao todo, foram realizadas 365 atividades.
Saiba mais em nossa página no Instagram @institutoestre e pelo site institutoestre.org.br, que disponibiliza acesso ao acervo composto por cadernos de oficina, livros, livretos temáticos, artigos e publicações. Basta acessar a categoria, no topo da página, “Acervo”.
Deixe um comentário