Professores de Quatá participam de formação com liderança indígena Guarani

Uma jornada de escuta, reflexão e reconexão com as raízes do Brasil chega a Quatá no dia 28 de maio (quarta-feira). O município será palco do 6º encontro formativo do projeto “Era Uma Vez…Brasil”, que convida educadores da rede pública de ensino a repensarem a história a partir das vozes e saberes dos povos originários. A formação será realizada das 13h30 às 17h30, na Escola Estadual Francisco Balduíno de Souza – Chiquinho, e terá como convidada a liderança indígena Lidiane Damaceno Krenak.

Com o tema “Pindorama e Brasil: o legado de lutas e resistências indígenas”, a atividade propõe um mergulho na ancestralidade e nas trajetórias de luta dos povos indígenas.

A iniciativa integra a 9ª edição do projeto “Era Uma Vez…Brasil”, que em 2025 mobiliza professores e alunos do 8º ano de escolas públicas em 15 cidades brasileiras com o tema “Quem conta a nossa história?”. A proposta é valorizar o protagonismo indígena e afro-brasileiro, promovendo uma educação mais crítica, diversa e conectada com os territórios e culturas locais.


Para o coordenador do projeto, Guilherme Parreira, o encontro representa uma oportunidade de reafirmar o poder transformador da educação. “A presença da liderança indígena Lidiane Damaceno Krenak simboliza o compromisso do projeto com uma prática educativa que respeita a diversidade e reconhece os povos originários como essenciais para a construção de uma história mais plural e justa”, destaca.

Parreira destaca que a atividade visa provocar reflexões sobre a formação do Brasil — não apenas como nação, mas como um espaço marcado por resistências e memórias silenciadas. “Momentos como este renovam o compromisso do projeto ‘Era Uma Vez…Brasil’ com uma releitura crítica da história, pautada no respeito, na escuta e na valorização das vozes originárias.”

Sobre a palestrante

Lidiane Damaceno Cotui Ignesta, conhecida como Lidiane Damaceno Krenak, tem o nome indígena Naim, que significa “ilha”. Pertencente às etnias Krenak/Kaingang, é nascida e criada na Aldeia Vanuíre, onde atua como cacique, professora e coordenadora na E.E.I. Índia Vanuíre. Também coordena o grupo de dança Rhundhum Krenak Vanuíre e é gestora do Museu Akãm Orãm Krenak. Museóloga e palestrante, é curadora da exposição Atõ Jagy Krenak e defensora da educação escolar indígena e dos direitos dos povos originários.

Sobre o projeto

Realizado pela Origem Produções e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o “Era Uma Vez…Brasil” conta com patrocínio de diferentes empresas, de acordo com a região em que é realizado. Em Quatá e Paraguaçu Paulista, é patrocinado pela Zilor, Energia e Alimentos.

O projeto promove uma jornada educativa dividida em quatro etapas: pesquisa histórica, vivência cultural com oficinas e atividades práticas, intercâmbio em Portugal e ações de impacto nas comunidades de origem dos alunos. Desde sua criação, em 2016, já mobilizou milhares de estudantes e educadores em todo o país.

Em 2025, acontece simultaneamente em 15 cidades brasileiras, incluindo oito no interior paulista: Ribeirão Preto, Serrana, Brodowski, Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis, Quatá e Paraguaçú Paulista. No Estado da Bahia, participam as cidades de Salvador, Jacobina, Mata de São João e Camaçari. Em Pernambuco, os municípios de Belo Jardim e Recife. E no Paraná, participa a cidade de Paranaguá.

A proposta é estreitar os laços entre escola, comunidade e identidade, valorizando saberes tradicionais e o protagonismo de jovens e professores na reconstrução da narrativa histórica brasileira. Mais informações no site: https://site.eraumavezbrasil.com.br

Serviço

Formação com Lidiane Damaceno Krenak

Atividade exclusiva para professores participantes da edição 2025 do projeto “Era uma vez… Brasil”

Data: 28/05/25 (quarta-feira), das 13h30 às 17h30

Local: EE Francisco Balduíno de Souza – Chiquinho (Av. Comendador José Giorgi, 1.263 – Centro, Quatá/SP)

Mais informações: https://site.eraumavezbrasil.com.br


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *