A geração de resíduos sólidos domiciliares e recicláveis tem sido muito discutida nos últimos anos, principalmente, quando o tema tem relação direta com as mudanças climáticas, que se agravam com a estiagem.
O motivo é que o descarte incorreto e a queima ilegal desses materiais contribuem para surgimento de incêndios, consequentemente, com aumento da liberação de gases de efeito estufa intensificando o aquecimento global e a poluição do ar, solo e água.
Para José Carlos Carvalho, gerente de meio ambiente da Estre, descartar os resíduos da maneira correta é mais do que uma questão de organização: é um cuidado essencial para a saúde, para preservação da natureza e para evitar tragédias e crimes ambientais, como os incêndios.
“Quando os resíduos são jogados em terrenos baldios, às margens de estradas ou queimados de forma ilegal, eles podem servir como combustível para o fogo, especialmente, no período de estiagem. Fazendo o descarte da forma correta não apenas ajudamos a manter a cidade limpa e segura, mas também reduzimos a poluição e contribuímos para um clima mais equilibrado”, conclui.
Veja como evitar incêndios relacionados ao descarte de resíduos:
• Não descartar resíduos em áreas com vegetação seca, terrenos baldios ou próximos de áreas de preservação.
• Recolher folhas, galhos e materiais combustíveis do quintal e encaminhá-los para a coleta pública ou compostagem.
• Garantir que bitucas de cigarro, fósforos e outros materiais incandescentes sejam apagados antes do descarte.
• Manter lixeiras e contêineres longe de fontes de calor.
Treinamentos aos colaboradores contra incêndios florestais
Outra iniciativa da Estre é o treinamento oferecido aos colaboradores sobre como combater princípios de incêndios florestais nas unidades localizadas em zonas rurais, como os Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGRs) de Guatapará, Jardinópolis e Piratininga, além das áreas de transbordo em Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

“Devido à estiagem ser crítica nesta época do ano, com o aparecimento de focos de incêndios, e os alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, estamos realizando simulados práticos com nossos colaboradores para saberem como agir, de forma rápida, segura e eficiente, caso ocorram emergências desse tipo, para reduzir os impactos”, ressalta o engenheiro de segurança do trabalho da Estre, Antônio Carlos Oliveira Martins.
Unindo forças contra incêndios na região de Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a prefeitura decretou estado de alerta para a estiagem por conta das condições climáticas e da divulgação do mapa de risco emitido pela Defesa Civil do estado, que inclui o município. Outra ação de prevenção realizada é o Plano de Preservação e Combate a Incêndios Florestais disponível no site do Poder Público.

Além disso, foi organizada uma mobilização na região pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, junto a Polícia Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras, para evitar novos incêndios em grandes proporções.
Sobre a Estre Ambiental
Fundada há mais de duas décadas, a Estre Ambiental é considerada uma das maiores empresas de serviços ambientais do Brasil.
Temos a sustentabilidade como premissa, o que nos diferencia no mercado.
O grupo oferece importantes soluções no gerenciamento de resíduos, tanto para o setor público quanto privado, de forma inovadora, ética e sustentável.
A Estre Ambiental enxerga os resíduos como ponto de partida para uma série de oportunidades ambientais, tecnológicas, econômicas, sociais e comportamentais.
Deixe um comentário